segunda-feira

, 24 de junho de 2024

Seminário São José marca presença no Seara 2023

23 de fevereiro de 2023

Entre os dias 18 e 21 de fevereiro, aconteceu em Viçosa (MG) o Seara, tradicional retiro de carnaval promovido pela Renovação Carismática Católica (RCC). O evento contou com diversas atrações voltadas para toda a família. Além das pregações, seminários, momentos de oração e animação, ocorreu também durante todo o evento a Tenda Vocacional, promovida pelo Serviço de Animação Vocacional (SAV) da Arquidiocese de Mariana e que contou com a participação de diversas comunidades religiosas e do Seminário Arquidiocesano.

A Tenda Vocacional teve como principal intuito despertar e animar a vocação de cada jovem participante do evento, além de apresentar a eles os mais variados carismas e formas de seguir o caminho da vida religiosa.

Impulsionados pelo 3° Ano Vocacional, estiveram presentes na tenda vocacional do Seminário, diversos seminaristas e padres, dentre eles o promotor vocacional da Arquidiocese e formador do Seminário, Padre Rosemar Marcos Condé, que participou do evento pela primeira vez. Os seminaristas prepararam um ambiente muito acolhedor com diversas fotos e cartilhas vocacionais. Foi um momento oportuno no qual os jovens tiveram a oportunidade de conversar e partilhar sobre a vocação com os seminaristas que lá estavam presentes.

Os vocacionados foram também ao encontro daqueles que estavam participando no Seara de algumas atividades paralelas, como o Seara Teen, voltado para os adolescentes e os seminários de formação. Além disso, como forma de testemunhar a vocação, eles ajudaram as equipes de liturgia servindo nas missas e adoração e também participando dos momentos de louvor e animação.

Segundo o Padre Rosemar, “estar no Seara, pela primeira vez, foi uma experiência muito rica e bela. É significativo perceber como Deus toca cada coração de modo especial e único. No Seara, vi jovens, adultos, crianças e idosos, unidos pela mesma causa: Jesus Cristo. Que as sementes ali lançadas possam frutificar em cada coração que viveu o Carnaval de maneira diferente, cristão e santo. De modo especial, que as sementes vocacionais frutifiquem no coração dos jovens que estiveram na Tenda Vocacional. Gratidão aos religiosos e religiosas, fiéis leigos e leigas, padres e seminaristas que trabalharam na tenda neste ano de 2023”, declarou.

Contando sobre a sua experiência, o seminarista Ronan Prata, do 3° ano de Teologia, descreveu que a experiência em ajudar na Tenda Vocacional como muito marcante. “Poder ouvir os adolescentes e jovens que lá se dirigiram para uma orientação vocacional ou mesmo para conhecer um pouco do carisma diocesano é uma grande graça de Deus. Um dia nós fomos ajudados nestes primeiros passos do discernimento vocacional e, agora, auxiliamos os irmãos neste mesmo caminho. É a certeza de que Deus sempre chama para o seu serviço. Isso é uma das coisas que mais me marca. Por isso, a promoção vocacional de que tanto necessitamos manifesta nosso amor a Igreja que conta com instrumentos humanos na sua condução. Que Deus abençoe os jovens que lá nos encontraram a não terem medo de responder ‘sim’ a Deus!”, disse.

E você, já pensou em ser padre? Entre em contato com o nosso seminário: (31) 98720-1411.

Texto: Diêgo Souza Almeida

Fotos: Caio Amora

VEJA TAMBÉM