sexta-feira

, 24 de maio de 2024

Seminário São José realiza retiro espiritual do primeiro semestre

10 de março de 2022 Arquidiocese

Comunidade de Teologia

Entre os dias 03 e 06 de março, o Seminário São José da Arquidiocese de Mariana realizou o retiro espiritual do primeiro semestre de 2022. No início deste Tempo Quaresmal, os seminaristas foram convidados, ao longo dos quatro dias, a irem ao deserto com Jesus para se aprofundar na intimidade do Aquele que os chamou e buscar em Deus as graças necessárias para renovar a cada dia o sim a Deus e seguir perseverantes na caminhada vocacional que eles estão trilhando. Ainda, cada etapa de formação do Seminário vivenciou esse momento de oração em uma localidade diferente.

A Comunidade do Propedêutico se reuniu em Barbacena (MG) na Casa das Irmãs Franciscanas de Nossa Senhora das Vitórias para realizar o retiro espiritual. O encontro, que foi conduzido pelo diretor espiritual do Seminário, Padre Daniel Fernandes, teve como tema “O mestre está aqui e te chama” (Jo, 11,28).

Para o seminarista do Propedêutico, Guilherme Dias, o momento foi uma   experiência muito enriquecedora. “Tivemos a oportunidade de rever o nosso chamado e como Deus continua a nos chamar. Seu amor e sua doação na Cruz nos impulsionam a continuar trilhando seus caminhos, fazendo a sua vontade como fizeram os profetas, Maria e os discípulos”, disse.

Comunidade do Propedêutico

Já a Etapa do Discipulado/Comunidade da Filosofia realizou seu retiro na Casa da Teologia, sendo orientados pelo formador junto à Comunidade do Propedêutico, Padre Leandro Ferreira Neves, que levou os seminaristas a refletirem o chamado a serem discípulos e missionários.

“Em meio à agitação e correria do cotidiano, marcado pelas diversas atividades do Seminário e da vida acadêmica, ter a oportunidade de vivenciar um retiro é muito gratificante, pois fortalece e traz novo vigor ao processo de discernimento vocacional. Muitas vezes é difícil encontrar tempo, ou até mesmo lugar, para poder parar, silenciar, rezar a nossa vida e vocação e escutar a voz de Deus que fala ao nosso coração”, descreveu o seminarista dessa etapa, Robinson dos Anjos.

Para ele, o retiro foi uma oportunidade para adentrar no bonito caminho da formação que se dá através das dimensões e que permite configurar ao Cristo, compreendendo a nossa humanidade e fragilidade. “Ressalto a fala do Padre Leandro, em uma de suas pregações: ‘O padre tem que ser humano’, pois, olhando para si, deve alicerçar a sua vida em uma humanidade integral, tendo por modelo o homem perfeito que é o Cristo”, enfatizou.

Etapa do discipulado – Comunidade de Filosofia

Por sua vez, a Etapa da Configuração/Comunidade da Teologia realizou seu retiro na Casa da Filosofia e foram assessorados pelo Pároco da Paróquia de São Silvestre, em Viçosa (MG), tendo Padre José Afonso Lemos, que conduziu os seminaristas a perceberem a importância da oração no itinerário vocacional.

“O retiro espiritual ajudou-me a fazer um encontro pessoal com Deus, comigo mesmo e com meus irmãos. Foram dias para buscar e encontrar a vontade de Deus em minha vida pessoal; tempo reservado para organizar a vida e melhor relacionar-me com Deus, Nosso Senhor. Foi um momento de encontro com a minha realidade apresentada diante de Deus, sendo por ele iluminada pelo Senhor”, contou o seminarista Antônio Barbosa da Etapa da Configuração.

Texto e imagens: Seminário São José