sábado

, 25 de maio de 2024

Seminário São José recebe inscrições para o Exame de Universa Theologia até o dia 21 de agosto

02 de agosto de 2023 Arquidiocese

Estão abertas as inscrições para o Exame de Universa Theologia. Direcionado aos presbíteros e seminaristas do 4º ano de Teologia do Instituto de Teologia do Seminário São José (ITSJ), os interessados em realizar a prova deverão se inscrever entre os dias 2 e 21 de agosto, de segunda a sexta, das 8h às 12h, na Secretaria Acadêmica do Seminário São José, em Mariana (MG).

A ser aplicada em 05 de dezembro, a partir das 08h, no Instituto de Teologia do Seminário São José (ITSJ), em Mariana (MG), a avaliação é constituída de exposição oral de três teses, seguida de arguição sobre tesário, que será divulgado três meses antes da realização do exame, contendo as 20 teses ou proposições das disciplinas sistemáticas, com os temas escolhidos para a realização do exame.

No momento do Exame, cada professor membro da banca escolherá uma tese do “tesário”, cuja ordem de exposição é decidida pelo candidato. Cada candidato será examinado, separadamente, por uma banca formada por três professores, dentre os quais um representante da Faculdade de Teologia do Centro de Estudos Superiores da Companhia de Jesus (CES-SJ).

Para fazer a prova, o candidato deverá, no ato da matrícula, entregar a ficha de inscrição, devidamente preenchida e assinada, e efetuar o pagamento da taxa de inscrição no valor de R$ 838,10.

Sobre a prova

Desde 2014, o Exame de Universa Theologia é realizado no Seminário Arquidiocesano São José, após a instituição ter firmado convênio de afiliação com o Centro de Estudos Superiores da Companhia de Jesus no Brasil (CES- SJ).

Outras informações podem ser consultadas pelos números (31) 3557-1140 ou (31) 3557-1170 ou pelo e-mail teologiassj@gmail.com.

Acesse aqui o edital completo