quarta-feira

, 29 de maio de 2024

Seminário São José vive tempo forte de renovação espiritual

18 de setembro de 2023 Arquidiocese

Os seminaristas e vocacionados do Seminário Arquidiocesano São José viveram, durante o mês de setembro, um grande momento de renovação espiritual, que na vivência do 3º ano vocacional ganha especial significado.

As quatro casas formação — Grupo de Orientação Vocacional (GOV), Propedêutico, Etapa do Discipulado e Etapa da Configuração — foram conduzidas na realização dos Exercícios Espirituais pelos respectivos Padres: Lucas Muniz Alberto, diretor espiritual do Seminário São José; Lucas Aredes, formador do Seminário Nossa Senhora Auxiliadora da Diocese de Governador Valadares (MG); Adilson Feiler (SJ) e Marcos Tiago da Silva, reitor do Seminário da Diocese de Luz (MG) e presidente da OSIB- Leste II.

GOV

Etapa do GOV.

O Grupo de Orientação Vocacional esteve reunido entre os dias 15 e 17 de setembro, na Comunidade da Configuração (Teologia). O vocacionado Vithor Emmanuel disse que “com o retiro espiritual deste ano, pôde meditar e reconhecer o quão é amado por Deus”. De acordo com ele, o momento proporcionou refletir sobre o propósito que cada um possui e também a necessidade de coragem da parte dos vocacionados.

Para o vocacionado Pedro Augusto, “o retiro espiritual foi um tempo significativo e preciso, onde coloquei meu coração a disposição para que Deus acessasse minha vida e vocação a fim de um melhor discernimento”. Segundo ele, esse momento maior de interiorização é necessário para que ele deixasse o chamado de Jesus Cristo ecoar em sua vida, pois somente seguindo-o é que cada um será feliz e realizado.

“As meditações, bem abordadas pelo Padre Lucas Muniz, fizeram refletir sobre o nosso itinerário com Deus, desde a busca por Ele como o único tesouro de nossa vida, a assumi-lo como projeto de vida! É por meio do seu amor e da sua misericórdia que caminhamos com fé e confiança! Também foi o momento de meditar e renovar o sim da nossa vocação. Assim como Maria, que ainda jovem disse o ‘sim’ para ser a Mãe do Salvador, nós, vocacionados, possamos ter autenticidade em nosso chamado, porque é essa a missão para a qual Deus nos convida”, destacou Pedro Augusto.

Propedêutico

Etapa do Propedêutico.

A Etapa do Propedêutico esteve reunida entre os dias 06 a 10 de setembro, na Casa de Retiro Nossa Senhora das Vitórias, em Barbacena (MG). Sob a condução do Padre Lucas Aredes, os jovens refletiram os principais aspectos da vocação sobre o olhar de Deus Pai na criação, sobre a Igreja, sobre a humanização, a relação com o próximo, o olhar materno de Maria e sobre a missão.

De acordo com o seminarista Wesley, foram dias de muitas bênçãos. “Momentos de intimidade com Deus, abrindo o coração para escutar aquilo que Ele tem a me dizer, por belíssimas reflexões e dos momentos de deserto (oracional)”, descreveu.

“Acredito que, os momentos de retiro espiritual são sempre fecundos se vividos com seriedade e humildade, pois para mim é sempre um tempo de se confrontar sobre a vontade de Deus para minha vida. Para isso, é preciso estar com o coração aberto para confrontar-se com as nossas próprias atitudes e, se preciso, readequá-las a vontade de Deus. Desta forma, o retiro foi, para mim, um momento de reflexão sobre o chamado vocacional ao sacerdócio e sobre o chamado a santidade vivido na concretude dessa vocação. Por isso, foi um momento de alegria por ter mais tempo para estar de frente para aquele que é a razão de toda vocação”, complementou o seminarista Brenno sobre o momento.

Discipulado e Configuração

Etapa do Discipulado.

As etapas do Discipulado e da Configuração estiveram reunidas em retiro entre os dias 05 a 08 de setembro, em Mariana (MG).

Conforme o seminarista Marlon Ramos, da Etapa do Discipulado, “o tempo do retiro sempre será um tempo, no qual, o seminarista buscará estar e crescer na comunhão com o Senhor. Desse modo, nos retirando das rotinas, somos chamados a ir ao encontro de Jesus, com o propósito de escutá-lo e segui-lo com maior amor e generosidade. É na vida de oração que encontramos com Jesus e N’Ele somos formados para aquilo no qual somos chamados, ao ministério ordenado, se assemelhando cada vez mais a Cristo Bom Pastor.”

Na opinião do seminarista Lucas Rocha, da Etapa da Configuração, “o Retiro Espiritual, do segundo semestre de 2023, conduzido pelo Padre Marcos Tiago, apresentou-nos três experiências fundamentais na vida e missão da Igreja: o caminho, o encontro e a decisão. Sem um caminho é impossível caminhar; sem um encontro com Jesus, não se pode conhecer; e sem uma decisão, não é possível viver a vocação. No silêncio de três dias, a meditação sobre a fé intensificou o nosso caminhar, revelou-nos um conhecimento de Jesus no encontro e alimentou a nossa decisão na vocação”.

O seminarista Robinson dos Anjos, do 1º ano da Configuração, experimentou o Retiro espiritual como uma grande oportunidade para rezar e revisitar a sua história, fazendo memória a sua vocação. “Diante dos inúmeros afazeres do dia a dia, poder ter esse tempo exclusivo para a oração é uma grande graça e bênção. Por meio da temática da contemplação, proposta pelo padre pregador, pude viver a experiência de rezar as marcas da presença de Deus na minha história e perceber a grandeza do amor dele por mim, pois retira-se é olhar para o ponto de partida e para o ponto de chegada, contemplando a beleza do caminho que nos rodeia. Em meio a agitação do cotidiano, corremos o rico de perdemos de vista Aquele que deve ser o centro de nossas vidas, Aquele que sempre caminha conosco, em todos os momentos, pois, como nos diz o Evangelho de Lucas ‘te preocupas com muitas coisas; no entanto, uma só coisa é necessária’ (cf Lc 10, 41- 42). Portanto, o retiro é um parar para renovar as forças, ver e sentir o agir de Deus na minha própria história, me reconhecendo como filho muito amado”, destacou.

Permaneçamos em oração por nossos seminaristas e vocacionados para que possam ao longo de todo processo formativo colher os frutos espirituais deste tempo de graça, e com amor, disponibilidade e alegria digam um sim generoso e autêntico ao chamado de Deus e ao serviço eclesial na Arquidiocese de Mariana.

Etapa da Configuração.

Texto e fotos: Equipe de Comunicação Seminário São José