sábado

, 20 de abril de 2024

Seminarista João Lucas é admitido como candidato às ordens sacras

08 de março de 2024 Arquidiocese

Na última segunda-feira, 4 de março, o seminarista João Lucas Ferreira Basílio, do 1º ano de Teologia do Seminário São José, foi admitido como candidato às ordens sacras.

À data, aconteceu a Santa Missa com o rito de admissão, na Capela do Seminário, presidida pelo Arcebispo Metropolitano de Mariana, Dom Airton José dos Santos, e concelebrada pelos padres formadores e demais sacerdotes presentes que participam da caminhada vocacional do seminarista João Lucas.

Na ocasião, também estiveram presentes os seus pais, Joelma Aparecida Ferreira Basílio e João Ricardo Basílio, diáconos e os demais seminaristas das respectivas Casas de Formação: Propedêutico, Filosofia (Etapa do Discipulado) e Teologia (Etapa da Configuração).

Em sua homilia, Dom Airton destacou a importância dos seminaristas se prepararem bem para a vivência do ministério ordenado e de sempre se colocaram no processo formativo com generosidade para o crescimento a fim de se tornarem bons ministros do povo de Deus.

Para o seminarista João Lucas Basílio, que é natural de Ouro Preto (MG) e tem como origem a Paróquia Nossa Senhora do Pilar, o momento foi mais um passo em sua caminhada vocacional. “Há um grande significado no rito da admissão às ordens sacras, [pois] confirma o sim que firmei no próprio interrogatório presente no rito que diz: ‘quereis preparar o vosso coração de tal maneira que possais servir fielmente ao Cristo, Senhor nosso, e a seu corpo, que é a Igreja’. Que assim seja e que cada vez mais confirme e renove na fé e na caminhada esse meu sim”, disse.

Texto e foto: Seminário São José

Agenda