domingo

, 19 de maio de 2024

Seminaristas da Arquidiocese de Mariana são instituídos leitores e acólitos e caminham em direção ao sacerdócio

08 de novembro de 2023 Arquidiocese

No último domingo, 5 de novembro, Solenidade de Todos os Santos, 14 seminaristas do Seminário São José, da Arquidiocese de Mariana, foram instituídos nos Ministérios de Leitor e Acólito. Na celebração, comemorou-se também o Dia do Seminário.

Passos fundamentais para o caminho de configuração e preparação para as ordenações diaconal e presbiteral, a Celebração Eucarística e o rito de instituição foram presididos pelo Arcebispo Metropolitano, Dom Airton José dos Santos, na Catedral Basílica de Nossa Senhora da Assunção, em Mariana (MG).

A santa missa foi, ainda, concelebrada pelos padres formadores do Seminário e contou também com a presença de seis párocos nas paróquias de origem dos vocacionados, bem como seus familiares e amigos.

Animados na espiritualidade do 3º Ano Vocacional da Igreja no Brasil e, confiantes em mais um passo dado no discernimento vocacional, foram instituídos:

Ministério de Leitor:

  • Bruno Diego Garcia: da Paróquia Nossa Senhora das Dores, em Barbacena;
  • Carlos Henrique de Mattos Chaves: Paróquia Santo Antônio, em Ibertioga;
  • Jonas da Costa Reis: Paróquia Santa Bárbara, em Santa Bárbara do Tugúrio;
  • Mateus Lopes de Carvalho: Paróquia Santo Antônio, em Canaã;
  • Matheus Gomes Ferreira: Paróquia Bom Jesus da Cana Verde, em Tabuleiro;
  • Nillo da Silva Neto: Paróquia Santa Efigênia, em Ouro Preto;
  • Vitor de Paula Paiva: Paróquia Sant’Ana, em Abre Campo.

 

Ministério de Acólito:

  • Anderson Airton Dionísio: Paróquia São Sebastião, em Correia de Almeida, Barbacena;
  • Edigar Rodrigues de Faria: Paróquia Sant’Ana, em Carandaí;
  • João Pedro da Silva Ribeiro: Paróquia São Pedro, em Ponte Nova;
  • Kleiton da Silva Gomes Paschoal: Paróquia São Sebastião, em Sem Peixe;
  • Maycon Aurélio Gonçalves Rodrigues: Paróquia Nossa Senhora da Boa Viagem, em Itabirito;
  • Moisés Galinari Tôrres: Paróquia São Sebastião, em Raul Soares;
  • Ronan Prata Pereira: Paróquia Sant’Ana, em Abre Campo.

 

Para o seminarista Matheus Gomes Ferreira, instituído leitor, o momento foi de alegria. “É mais um passo dado na direção do Ministério Ordenado e um convite a inflamar o nosso coração na Palavra de Deus, para que sendo a Ela fiéis, sejamos pregoeiros de Cristo, Palavra Eterna do Pai que é amor. Não é suficiente apenas conhecer as palavras de Jesus. Precisamos vivê-las em nosso dia a dia, em nossas relações com os outros, em nossa busca pela justiça e pela paz. Que este ministério nos ajude no processo de Configuração ao Cristo Misericordioso e Bom Pastor”, disse.

Segundo o seminarista Maycon Aurélio, instituído acólito, “cada passo nesse processo de discernimento, é fundamental para que, cada vez mais, estejamos convictos do chamado que Deus faz às nossas vidas”. “Por conseguinte, o Ministério de Acólito nos aproxima ainda mais do presbitério e, naturalmente, do altar, de modo que tal proximidade nos propícia uma relação direta com o Cristo, por meio do seu sacrifício, revelando-nos o valor do nosso sim para o serviço no altar”, explicou.

“No entanto, esse serviço deve ser também refletido em nossa vida cotidiana, nos moldando cada vez a Cristo e formando, em nós, um coração de quem verdadeiramente deseja experimentar aquilo que o próprio Senhor preparou para nós: neste caso, a expectativa é pelo sacerdócio. Espero, assim, poder viver com mais convicção a minha fé, assumindo este ministério para a minha vida, de forma que ele possa ser também ferramenta de Deus na edificação deste caminho”, pontuou Maycon.

De acordo com o Reitor do Seminário São José, Padre Sérgio José da Silva, “a celebração dos ministérios é uma marca importante na vida do candidato que colhe os frutos de sua caminhada vocacional. São processos que vão acontecendo ao longo dos anos da formação, marcando a importância de uma vivência íntima com a Palavra de Deus e o sacrifício do Senhor”.

Texto e fotos: Equipe da Comunicação Seminário São José

Agenda