sexta-feira

, 29 de março de 2024

Seminaristas da Etapa da Configuração vivem retiro espiritual

24 de fevereiro de 2021 Arquidiocese

Com o tema “A espiritualidade missionária”, os seminaristas da Etapa da Configuração, curso de Teologia, viveram o primeiro retiro espiritual de 2021. O momento de oração e reflexão aconteceu entre os dias 10 e 14 de fevereiro e teve como pregador o padre Maurício da Silva Jardim, da Arquidiocese de Porto Alegre (RS) Padre Maurício é missionário e diretor nacional das Pontifícias Obras Missionárias (POM).

O retiro ocorre semestralmente nas casas formativas dos seminários da Arquidiocese de Mariana e é uma oportunidade para cada jovem vocacionado revisitar sua história e fazer o encontro pessoal com Nosso Senhor. Durante esse momento, cada seminarista é convidado a fazer a experiência da subida ao monte, do deserto e do poço espiritual, orientados por diversos momentos que incluem colocações, meditações pessoais e orações comunitárias.

“Para mim o retiro é sempre uma parada existencial estratégica para olhar a vida com o olhar do próprio Deus. Iniciar a Quaresma com esse retiro foi, de fato, voltar à fonte e reconhecer que é bendita a sede que nos leva a Jesus e nos coloca sempre em um caminho de busca. Somos todos humanos e vulneráveis e somente o Mestre Jesus é capaz de nos ajudar no caminho de conversão para uma vida de santidade versada na alegria de quem deseja abraçar o tudo que é Nosso Senhor. Esse retiro foi, de fato, uma porta para este tempo de preparação para a Páscoa e um avanço no caminho de Configuração a Jesus”, relatou o seminarista Wesley Pires dos Santos, do quarto ano de Teologia, sobre a sua experiência com o retiro. 

* Texto e imagens da Equipe de Comunicação do Seminário São José

Agenda