sexta-feira

, 19 de abril de 2024

Seminaristas da Etapa do Discipulado vivem retiro espiritual

23 de fevereiro de 2021 Arquidiocese

Aconteceu, entre os dias 13 e 16 de fevereiro, o primeiro retiro espiritual dos seminaristas da Etapa do Discipulado de 2021. Tendo como pregador o padre Afrânio Vieira, pároco da Paróquia São Pedro e São Paulo, em Barbacena (MG), o tema que norteou o momento de oração e reflexão foi “Chamou os que ele quis para que ficassem com ele” (Mc 3,13). A partir dele, durante os dias dos exercícios espirituais, o pregador convidou os seminaristas a rezarem e meditarem, a cada dia, temas transversais que tinham as Sagradas Escrituras como centro.

Para o seminarista Matheus Gomes, do terceiro ano de Filosofia, o período de retiro espiritual que vivenciamos foi um verdadeiro tempo da graça de Deus. “Foi uma experiência rica de encontro com o Senhor, onde pudemos refletir e rezar o nosso chamado, nossa vocação, à luz do Evangelho de  Marcos (3, 13-19), que narra o chamado que Jesus faz aos discípulos: ‘Chamou os que Ele quis, para ficarem com Ele’. Nesta etapa do discipulado, somos convidados pelo Senhor a permanecer com Ele, a aprender d’Ele, a nos tornarmos discípulos e anunciadores do seu Evangelho e da Boa Nova da Salvação”, enfatizou.

À ocasião, os seminaristas refletiram sobre a vocação discipular dos apóstolos de Jesus Cristo, sendo convidados a configurar seu coração ao do Divino Mestre, e exercitaram temas sobre a vocação de Maria e José, a importância do silêncio no itinerário cristão e as figuras de Marta e Maria. Ainda, meditaram também sobre o ministério ordenado, em que o pregador indicava pistas para bem viver o processo formativo em vista do ministério sacerdotal.

“Foram quatro dias de profunda experiência de encontro com Cristo, que me trouxeram um melhor entusiasmo e amadurecimento para bem vivenciar a Etapa do Discipulado durante este ano formativo. Os diversos momentos de oração pessoal e meditação, assim como os momentos preparados pelo pregador, como as celebrações eucarísticas, celebração penitencial, adoração e vigília eucarística, me ajudaram muito nesse profundo encontro. Em meio a tantos barulhos externos e internos, que presenciamos no nosso dia a dia, o retiro pôde me ajudar a silenciar o meu coração, a escutar o ressoar da voz de Deus e a renovar o meu sim de ser um bom discípulo do Senhor”, disse o seminarista André Lopes, do segundo ano de Filosofia, sobre a sua experiência ao vivenciar o retiro.

O encerramento do retiro espiritual foi com a celebração da Santa Missa, presidida pelo pregador, o padre Afrânio, e concelebrada pelos padres formadores, Sérgio José, diretor da Etapa do Propedêutico e ecônomo do Seminário, Edvaldo Melo, diretor acadêmico da Faculdade Dom Luciano Mendes e José Geraldo Coura (padre “Juca”), responsável pela dimensão pastoral do Seminário.

* Texto e imagem: Pascom Etapa do Discipulado

Agenda