quinta-feira

, 30 de maio de 2024

Seminaristas de Mariana se preparam para participar da Jornada Mundial da Juventude

22 de maio de 2023 Arquidiocese

Peregrinos do amor: motivados pelo chamado do Papa Francisco, oito seminaristas do Seminário São José, da Arquidiocese de Mariana, participarão dos dias 1º a 06 de agosto, em Lisboa, Portugal, da XXXVII edição da Jornada Mundial da Juventude (JMJ).

Imbuídos também pela espiritualidade do 3º Ano Vocacional da Igreja no Brasil, que traz como lema “Corações ardentes, pés a caminho” (cf. Lc 24,32-33), estarão em Lisboa os seminaristas:

  • João Pedro Silva Ribeiro, 4° ano de Teologia, da Paróquia São Pedro de Ponte Nova;
  • Moisés Galinari Tôrres, 3° Ano de Teologia, da Paróquia São Sebastião de Raul Soares;
  • Lucas Vilela Gonçalves, 3° ano de Teologia, da Paróquia Sant’Ana de Guaraciaba;
  • Nillo da Silva Neto, 2ºano de Teologia, da Paróquia Santa Efigênia de Ouro Preto;
  • Mateus Lopes de Carvalho, 2º ano de Teologia, da Paróquia Santo Antônio de Canaã;
  • Lucas dos Santos Rocha, 2º ano de Teologia, da Paróquia Sagrada Família de São Francisco (Diocese de Januária);
  • Samuelson Mesquita, 2º ano de Filosofia, da Paróquia Santa Rita, de Viçosa;
  • Marlon Ramos da Rocha, 2° ano de Filosofia, da Paróquia Sagrado Coração de Jesus, de Conselheiro Lafaiete.

 

“Aproveitando os preparativos para a Jornada Mundial da Juventude (JMJ), também gostaríamos de agradecer a todos os que nos ajudam, direta ou indiretamente, para esta peregrinação a Lisboa. A nossa ‘Associação Peregrinos do Amor’, formada pelos seminaristas de nosso Seminário São José que se preparam para a peregrinação a Lisboa, é grata aos padres e a tantos leigos e leigas que nos ajudaram durante nossas campanhas de arrecadação de recursos para a nossa Peregrinação. Estamos nos preparando há dois anos, arrecadando fundos para as despesas desta peregrinação e, neste percurso, recebemos a ajuda dos familiares, padres, leigos e tantos amigos que somaram forças para a realização deste sonho coletivo. Somos agradecidos à Arquidiocese de Mariana, em várias de suas paróquias, e, de modo particular, ao nosso Seminário São José, que nos apoia e acredita no valor desta peregrinação, como expressão concreta de nossa comunhão com toda a Igreja Universal. Renovamos, desde já, o nosso compromisso de rezar e pedir ao Bom Deus que continue abençoando a todos os que nos ajudaram e que continuam nos ajudando. E, humildemente, pedimos que rezem por todos os jovens peregrinos que se preparam para essa ‘primavera do Espírito’ na vida da juventude católica que se reunirá com o Papa Francisco em Lisboa”, afirmaram os seminaristas.

O que é a JMJ?

O evento marca o encontro dos jovens católicos de todo o mundo com o sucessor de Pedro, o Papa Francisco, expressando sua comunhão com ele, e destaca-se como uma oportunidade de os jovens compartilharem experiências eclesiais de fé nesta grande festa da peregrinação, dando um novo impulso à fé, à esperança e à caridade. Nesta edição, a JMJ tem como tema “Maria levantou-se e partiu apressadamente” (cf. Lc 1,39), passagem que narra a visita de Nossa Senhora à sua prima Isabel.

O convite do Papa

Numa recente mensagem de vídeo, dirigida a todos os participantes, o Papa reiterou seu convite a viver este evento: “Participar do Dia é uma coisa bonita”, disse o Pontífice no vídeo. “Coloquem ali a esperança, coloquem a esperança”, repetiu o Papa – porque se cresce muito numa jornada como esta. Não percebemos, mas as coisas permanecem dentro, permanecem os valores que encontramos, as relações que tivemos com jovens de outros países, os encontros, tudo fica dentro e, principalmente, ver a força dos jovens. A Igreja tem a força dos jovens. Então vão em frente.”

Nesta segunda-feira, 22 de maio, o Vaticano confirmou o Papa Francisco irá a Lisboa de 2 a 6 de agosto deste ano, para a JMJ, fazendo uma visita ao Santuário de Fátima no dia 5 de agosto”.

Leia a mensagem do Papa Francisco para a JMJ 2023

Com informações dos Seminaristas peregrinos e Vatican News

Foto: Seminaristas peregrinos