sábado

, 02 de março de 2024

Seminaristas do Propedêutico participam de missão em Furquim

06 de junho de 2022 Arquidiocese

Nos dias 28 e 29 de maio, a Paróquia do Bom Jesus do Monte, no distrito marianense de Furquim (MG), acolheu dozes seminaristas da Etapa do Propedêutico do Seminário São José, juntamente com o Diretor da Casa de Formação, Padre Sérgio José da Silva, para viverem a experiência missionária.

Trazendo o tema “Com Maria ao encontro do Ressuscitado reavivando a fé”, a missão teve por objetivo despertar a vivência da fé a partir do nosso chão, das experiências religiosas que cada um possui, valorizando a oração pessoal, familiar e comunitária, além de ter sido uma oportunidade de animar a fé presente em cada um dos vocacionados, enfatizando a importância dos sacramentos e a participação dos leigos e leigas na vida da comunidade, nas pastorais e movimentos. Ainda, a presença dos jovens foi um marco para toda a comunidade após uma pausa nas atividades religiosas, devido à pandemia da Covid-19.

Sábado

Com uma programação intensa, a missão começou no sábado, dia 28, com a acolhida na Igreja Matriz do Bom Jesus, realizada pelo Pároco, Padre Darci Fernandes Leão, e membros do Conselho Paroquial de Pastoral. À ocasião, foram apresentadas a paróquia e a histórica matriz tricentenária. Acompanhados por leigos da comunidade, os seminaristas começaram as visitas às famílias, indo de porta em porta, partilhando a Palavra de Deus, rezando e motivando a todos a vivência do Evangelho. Ainda, visitaram à Escola Estadual Monsenhor Morais, contemplando as crianças, jovens e docentes que com grande alegria acolheram os seminaristas.

O primeiro dia da missão foi concluído com um Luau Mariano, que contou com momentos de louvar à Maria, por meio dos cantos e da recitação do Terço, além de ouvir os testemunhos e partilhas vocacionais dos seminaristas, edificando e despertando a todos para uma constante escuta ao chamado que Deus faz a cada um de nós. Em seguida, houve um momento de partilha e confraternização.

Domingo

Já o segundo dia de missão teve início com o ofício das Laudes, seguido pelas visitas e a convivência com o povo. Durante a experiência, foi possível perceber a alegria desses jovens pelas ruas de Furquim com os seus cantos de louvor e gratidão a Deus, contagiando a todos que os viam passar.

Após mais um dia intenso, a missão foi concluída com a Santa Missa juntamente com toda a comunidade reunida para agradecer a Deus. À oportunidade, foi celebrado o encerramento do mês de Maria com homenagens realizadas pelas crianças e seminaristas, além da procissão com a imagem de Nossa Senhora.

Depoimentos

Para além da experiência vivida pelos seminaristas, esse foi um momento rico e importante para toda a comunidade. Segundo o Pároco, foi um privilégio poder acolher os seminaristas propedeutas nesta que foi a primeira experiência missionária. Para ele, a missão favorece e promove a formação dos futuros pastores, além de contribuir para que o povo santo reavive a fé sentindo a proximidade amorosa da Igreja e de Deus ao seu lado.

Sobre esse momento vivido pela paróquia, a agente de pastoral Edna Aparecida Martins afirmou ter sido um momento muito lindo e abençoado no qual foi levada a Palavra até às famílias. De acordo com ela, é visível o distanciamento de muitas pessoas da Igreja e a missão veio para aquecer e relembrar o povo da importância de Deus e da fé na vida de todos.

Por sua vez, o seminarista Marcos Henrique destacou que a missão colabora em sua vocação, pontuando que levou dessa experiência, que será a primeira de muitas, a importância da escuta que nos aproxima dos irmãos e a compreensão ao próximo, pois através desses gestos nos fazemos mais próximos uns dos outros e podemos ajudar os irmãos por meio do Evangelho.

“O Senhor nos chama a estar junto ao seu rebanho”, disse o seminarista Gustavo Araújo ao expressar a sua alegria em ter participado desse momento. Conforme o vocacionado, foi uma experiência única da vivência comunitária e pastoral, podendo estar a serviço daqueles que sofrem, levando uma palavra de conforto, pois estar junto do Povo de Deus é se sentir abraçado por Ele próprio.

“Minha palavra é de gratidão a Deus pelo dom da vocação de cada um desses jovens seminaristas. Desejo a eles perseverança na caminhada e digo-lhes que vale a pena dedicar totalmente a vida a Deus. Agradeço também ao Seminário São José, na pessoa do Padre Sérgio, que também esteve aqui em missão nesses dias, pela confiança e por ter escolhido a nossa paróquia para iniciar essa rica experiência.

Agradeço ainda aos seminaristas Róbinson e Vitor, da Etapa do Discipulado, por ter organizado e conduzido essa prática missionária juntamente com nossas lideranças paroquiais. Enfim, obrigado a toda comunidade que se empenhou para bem acolher e viver este momento”, agradeceu o Padre Darci.

Sobre a missão no processo formativo

A missão dentro do processo formativo, como indica o Documento 110 da Conferência Nacional dos Bispos do Brasil (CNBB), é o princípio unificador de todo o processo formativo​. Com as experiências de contato com o Povo de Deus, os seminaristas intensificam o convívio fraterno com os leigos, o melhor conhecimento das aspirações religiosas e de suas atividades de discípulos missionários, bem como o desenvolvimento da capacidade de comunicação e relacionamento.

Desse modo, Padre Sérgio explica que o intuito de inserir os seminaristas da Etapa do Propedêutico nos trabalhos de missão é para que se sintam animados e possam aprimorar a formação missionária ajudando cada vocacionado a adquirir um autêntico espírito missionário. Recordar que como batizados, são enviados, e não apenas para ser missionário, mas para ser uma missão no mundo, como lembra o Papa Francisco.

Fotos: Caio Amora, Seminarista e Leigos.

Texto: Róbinson e Vitor

Agenda