quinta-feira

, 28 de março de 2024

Seminaristas do último ano de Teologia conhecem o software Theòs Sistemas Eclesiais

23 de maio de 2022 Arquidiocese

Na última sexta-feira, 20 de maio, os seminaristas Eduardo Martins, José Mário Santana Barbosa, Carlos Geovane Nunes Magri e Fabrício Lopes visitaram à Cúria Metropolitana da Arquidiocese de Mariana para um treinamento sobre o  Theòs Sistemas Eclesiais, que está sendo implantado nesta Igreja Particular desde janeiro de 2021.

A formação é uma das atividades desenvolvidas na disciplina de Administração Paroquial, ofertada aos alunos do último ano do curso de Teologia, e ministrada pelo Pároco da Paróquia Bom Pastor, em Conselheiro Lafaiete (MG), Padre Edir Martins Moreira. À ocasião, eles foram assessorados pela contadora da Cúria Metropolitana, Fernanda Messias Osório.

Sobre o sistema

Desenvolvido pela empresa Theòs Sistema Eclesiais, o Software é utilizado para gestão financeira, contábil e pastoral Eclesial. O novo aplicativo da linha Eclesial substitui o antigo programa Sistema de Gestão Canônico Pastoral (SGCP) que, para seu uso, era necessário a instalação. Agora, com intuito de facilitar o trabalho, o Theòs Sistema Eclesiais é 100% on-line e possibilita o acesso individual.

De acordo com a contadora Fernanda, esse sistema, desenvolvido exclusivamente para Igreja Católica, possibilita explorar diversas funções. “Muita praticidade, tecnologia, linguagem de fácil acesso e ferramentas essenciais nesta nova era digital. Os alunos tiveram uma visão geral do que é o sistema e quais suas funcionalidades”, contou.

Para o seminarista Fabrício, a aula foi um momento importante para conhecimento da área em que estão estudando. Ele, que já teve contato com o sistema na Paróquia São José, em Pedra Bonita (MG), sua comunidade de origem, pôde ter a oportunidade de se aprofundar e entender um pouco mais suas possibilidades.

“Isso pode nos iluminar futuramente como sacerdotes e administradores de paróquias que têm essa realidade! Então, vai nos ajudar muito a ter encaminhamentos. Claro que não responde a todas as perguntas e os desafios pastorais, mas já é um bom começo para buscar essas respostas. Acho que foi de muita valia, sobretudo, para a gente que está terminando o curso de Teologia”.  ressaltou Fabrício.

Por sua vez, para o seminarista Carlos, o programa auxilia na questão administrativa e no cumprimento da missão da Igreja. “Ele organiza de forma que a gente possa ser eficiente na parte administrativa do que é material para poder dedicar com mais atenção naquilo que é essencial: a ação evangelizadora da Igreja”, afirmou.

Jornal Pastoral

A edição nº 318 do Jornal Pastoral, trouxe um pouco mais sobre o novo sistema Theòs que, aos poucos, vem sendo implementado em toda Arquidiocese de Mariana. Clique aqui e saiba mais.

Agenda