segunda-feira

, 15 de agosto de 2022

Seminaristas participam do VI FORMISE Provincial

04 de março de 2020 Arquidiocese

Entre os dias 28 de fevereiro e 1° de março, no Seminário Diocesano Nossa Senhora do Rosário, em Caratinga-MG, foi realizado o 6° Encontro de Formação Missionária dos Seminaristas (FORMISE) da Província Eclesiástica de Mariana, composta das dioceses de Caratinga, Governador Valadares, Itabira-Coronel Fabriciano e a Arquidiocese de Mariana. O encontro foi assessorado pelo Frei Otton da Silva, OFM, e teve como tema: Missão da Igreja: dom e compromisso. “Viu, sentiu compaixão e cuidou dele (Lc 10, 33-34).

As reflexões feitas pelo franciscano contemplaram a abordagem da Campanha da Fraternidade 2020, numa ótica missionária. “O cuidado pela vida, principalmente em tempos tão incertos como o atual, torna-se a primeira e urgente tarefa eclesial, lembrando o Cristo que veio para que “todos tenham vida em abundância” (Jo 10,10). A abordagem passou pelo ver, e os tipos de olhares que temos em relação a vida; depois refletiu sobre o significado da compaixão e por fim a questão do cuidado. As suas falas eram enriquecidas pela reflexão do Papa Francisco, Bento XVI, dos Documentos do Vaticano II, como também de teólogos, filósofos e poetas contemporâneos”, explicou o seminarista, Lucas Muniz Alberto.

Em sua última conferência, Frei Otton, deixou-nos uma mensagem de esperança frente aos inúmeros desafios na evangelização hodierna, conclamando-nos a sermos testemunhas da esperança e da verdadeira alegria que é Jesus: “Sejam um pequeno sinal; pequena prova do DEUS da esperança em meio às pessoas!”

O Formise também foi momento propício de convivência e partilha de vida entre os seminaristas e oportunidade ímpar de crescimento vocacional. E assim ajudou-nos a compreender ainda mais que a missão não se situa em ocasiões esporádicas, mas acontece no dia dia pois, nossa vida, com suas grandezas e misérias, é MISSÃO!

Representaram a Arquidiocese de Mariana os seminaristas que vivem a etapa da síntese pastoral, Lucas Muniz Alberto, João Luiz da Silva, Leonardo Sérgio Rosa Carvalho e Ronaldo Henrique Furtado.

Colaborou: Seminarista Lucas Muniz Alberto

Agenda