quinta-feira

, 28 de março de 2024

Seminaristas realizam FORMISE na Província Eclesiástica de Mariana

13 de setembro de 2021 Igreja no Brasil

Nos dias 27 e 28 de agosto aconteceu, de forma remota, a Formação Missionária de Seminaristas (FORMISE) da província eclesiástica de Mariana. Participaram desse encontro os seminaristas das quatro Igrejas Particulares que formam tal província: Arquidiocese de Mariana e as Dioceses de Caratinga, Itabira-Cel. Fabriciano e Governador Valadares, que foi a anfitriã do encontro. Além de seminaristas, participaram do encontro o Bispo Diocesano de Governador Valadares, Dom Antônio Carlos Félix, e padre Francisco Vidal, reitor do Seminário Nossa Senhora Auxiliadora da mesma diocese.

Na sexta-feira, dia 27, norteado pelo tema “Vias missionárias no contexto do novo normal”, padre Gustavo Mendes, pároco da paróquia Santo Antônio, em Naque (MG), e membro da Comissão Regional de Catequese da CNBB Leste 2, refletiu sobre o que é ser missionário, sobretudo no contexto pandêmico atual. No sábado, dia 28, a teóloga professora Virlene Mendes de Governador Valadares, refletindo sobre o tema “Maria e a experiência missionária”, mostrou-nos o quanto uma espiritualidade banhadas em águas Marianas é fundamental para uma experiência missionária viva. As duas belíssimas reflexões foram edificantes e certamente muito contribuirão para uma sólida vivência missionária dos seminaristas.

No final do encontro, o coordenador do COMISE de Governador Valadares agradeceu a todos os envolvidos e anunciou a diocese de Itabra-Cel. Fabriciano sediará o encontro do próximo ano.

Fonte: Pontifícia Obras Missionárias  

Agenda