terça-feira

, 27 de fevereiro de 2024

Seminaristas visitam o Centro de Aproveitamento de Materiais Recicláveis em Mariana

07 de outubro de 2022 Arquidiocese

Na tarde da última quarta-feira, 05 de outubro, os seminaristas da Etapa da Configuração (período dos estudos teológicos) do Seminário Arquidiocesano São José tiveram a oportunidade de visitar o galpão de reciclagem do Centro de Aproveitamento de Materiais Recicláveis (Camar), no munícipio de Mariana (MG). A ocasião foi uma oportunidade para os candidatos ao ministério presbiteral conhecerem o processo de reciclagem e sua importância para o futuro da Casa Comum.

Estando cientes que vivem em um mundo que há muito tempo sofre com as atitudes predatórias dos homens e mulheres, a visita foi importante para chamar a atenção para as atitudes diárias, como a reciclagem, que ajudam na preservação e o cuidado com o meio ambiente.

Como salienta Papa Francisco na mensagem em vídeo de lançamento da Plataforma de Ação Laudato Si, “há muito tempo esta casa que nos hospeda sofre com feridas que causamos por causa de uma atitude predatória, que nos faz sentir como soberanos do planeta e dos seus recursos e nos autoriza a um uso irresponsável dos bens que Deus nos deu. Hoje, essas feridas se manifestam dramaticamente em uma crise ecológica sem precedentes, que afeta o solo, o ar, a água e, em geral, o ecossistema em que os seres humanos vivem”.

Neste cenário, deve-se ter a consciência que as tristes consequências dessas ações lamentáveis recaem sobre todas as criaturas. Assim, é preciso buscar uma conversão ecológica, a fim de transformar e cuidar da Casa Comum.

Para os seminaristas, visitar o Camar foi um momento oportuno para essa sensibilização, reconhecendo que existe esperança por um mundo diferente e melhor, como afirma o Sumo Pontífice Francisco: “Há esperança. Todos podemos colaborar, cada um com a própria cultura e experiência, cada um com as próprias iniciativas e capacidades, para que a nossa mãe Terra retorne à sua beleza original e a criação volte a brilhar novamente segundo o plano de Deus” (mensagem em vídeo de lançamento da Plataforma de Ação Laudato Si).

Para o seminarista João Pedro, do 3º ano de Teologia, o que mais chamou a sua atenção durante a visita foi a comercialização dos recicláveis gerar renda e emprego a tantas famílias de Mariana. “Fico feliz em saber que o Seminário São José está no caminho do desenvolvimento sustentável. O nosso Seminário tem se empenhado em fazer a coleta seletiva. Acredito que o padre, como um formador de opinião, precisa valorizar e incentivar iniciativas como essa da Associação dos Catadores de Material Reciclável. Conhecer é o primeiro passo para adotar uma postura que contribua para redução dos impactos ambientais causados pelo lixo. O cuidado com a Casa Comum está em nossas mãos”, diz o seminarista.

Já o seminarista Anderson Dionisio, do 2º ano de Teologia, aponta os impactos ambientais da sociedade atual. “Vivemos em um mundo que cada vez mais sofre com as ações da humanidade. Destruições ambientais, mudanças climáticas e poluições são situações que nos revelam as próprias atitudes predatórias que muitos de nós humanos estamos tomando. Conscientizar-nos que o cuidado com Mãe Terra cabe a cada um de nós é de suma importância, pois somos responsáveis por tudo aquilo que fazemos a favor ou contra a nossa Casa Comum. Visitar a Camar foi uma ocasião oportuna para nos sensibilizarmos para o cuidado com o meio ambiente, por meio da reciclagem. Além do mais, foi um momento para nos aproximar e ter um contato com aquelas pessoas que trabalham diretamente com esse processo”, comenta.

Para conhecer mais sobre a Camar, ligue para (31) 3558-2971 ou acesse: www.facebook.com/camar.reciclagem.mariana.

Texto e foto: Equipe de Comunicação do Seminário São José