Relembrando as dores de Maria, o Sermão da Soledade marcou a quarta-feira santa, 12 de abril, em Mariana. Após a missa na igreja de São Pedro, presidida pelo arcebispo de Mariana, Dom Geraldo Lyrio Rocha, centenas de fiéis acompanham a procissão com a imagem de Nossa Senhora para a igreja de Nossa Senhora do Carmo, onde o padre Leandro Ferreira Neves realizou o sermão.
Em sua reflexão, padre Leandro convidou os presentes a se colocarem no lugar de Maria, a mãe da soledade. “Diante das dores de Maria, cada homem e cada mulher se reconhecem em suas limitações, suas dores e sofrimentos. Na figura da mãe enlutada por ter perdido o seu filho amado, a humanidade se reconhece em seu drama existencial. Ao mesmo tempo, busca em cada oração o sentimento da solidariedade e a compaixão pelos que sofrem”, disse o presbítero.
Ele lembrou, também, das inúmeras mulheres, mães, que sofrem por causa de seus filhos nos dias de hoje e dos vários problemas que a sociedade brasileira está passando.
Ofício das trevas
Lembrando a traição de Jesus e o momento em que Ele foi abandonado pelos discípulos, preso e levado a morte, os membros das Irmandades, Confrarias, Associações e Movimentos participaram do ofício de trevas, encerrando a programação do dia em Mariana.