quinta-feira

, 28 de março de 2024

Simpósio Nacional discutirá sobre a família e a formação dos leigos

17 de maio de 2022 Igreja no Brasil

A Família, a vocação e a formação do laicato é o tema do 12º Simpósio Nacional das Famílias, que ocorre durante todo o dia 28 de maio. Neste ano, o evento promovido pela Comissão Episcopal Pastoral para a Vida e a Família da Conferência Nacional dos Bispos do Brasil (CNBB), continuará a ser realizado em formato on-line. A iniciativa conta com a parceira da Comissão Episcopal Pastoral para o Laicato, que possui muitas formações pertinentes à inserção dos cristãos leigos na sociedade. O lema do encontro será “Vós sois o sal da Terra (…) e Luz do Mundo” (Mt 13-14).

O Simpósio Nacional das Famílias contará com palestras, mesa-redonda, testemunhos, momentos de oração, apresentações musicais e um momento de interação com os participantes.

Na Exortação Apostólica sobre a “Alegria do Evangelho” (Evangelii Gaudium), o Papa Francisco destaca a importância da participação dos leigos e da sua missão na Igreja. “A imensa maioria do povo de Deus é constituída por leigos. A seu serviço está uma minoria: os ministros ordenados. Cresceu a consciência da identidade e da missão dos leigos na Igreja. Embora não suficiente, pode-se contar com um numeroso laicato, dotado de um arreigado sentido de comunidade e uma grande fidelidade ao compromisso da caridade, da catequese, da celebração da fé” (Evangelii Gaudium, 102).

É o que diz o documento 105 da CNBB, que fala sobre os cristãos leigos e leigas na Igreja e na Sociedade. “As cristãs leigas e os cristãos leigos, mulheres e homens em todas as fases da vida, constituem uma parte importantíssima da Igreja e possuem rostos próprios: “Como São Paulo, nós também queremos reconhecer os diferentes rostos dos cristãos leigos e leigas, irmãos e corresponsáveis na evangelização” (CNBB, DOC. 105, n.51).

Agenda

O Simpósio terá início às 8h, com a participação do bispo-auxiliar do Rio de Janeiro e secretário-geral da Conferência Nacional dos Bispos do Brasil, dom Joel Amado. Na sequência, será a vez de dom Ricardo Hoepers, bispo de Rio Grande (RS) e presidente da Comissão Vida e Família dar boas-vindas aos participantes.

A primeira palestra (9h15), que abordará o tema e o lema do encontro, será conduzida pelo assessor da Comissão Episcopal Pastoral para o Laicato, Laudelino Augusto. Sobre a Igreja Doméstica e Comunidade, base de Comunhão Eclesial (10h40), será a vez do casal Célia Soares e José Luiz, da Diocese de Guarulhos (SP), abordarem a temática. Eles fazem parte do Conselho Nacional do Laicato do Brasil (CNLB).

Às 14h, após o retorno para o almoço, a família de Daniel Seidel e Jussara, abordará sobre a família aberta à missão sociedade: testemunho de valores. Às 14h50, dom Ricardo vai coordenar uma mesa-redonda que terá como foco a questão: “como você vive a sua vocação?”. Durante todo o encontro serão apresentados testemunhos de como viver a vocação em meio ao mundo.

Para o encerramento do encontro (16h45), está prevista a celebração da Santa Missa.

Texto: Andre Luiz – Portal Vida e Família
e imagem: Portal Vida e Família

Agenda