sexta-feira

, 23 de fevereiro de 2024

Síntese das dioceses e repercussão do Sínodo são destaque no primeiro dia de trabalho da Assembleia do Regional Leste 2

28 de novembro de 2023

A Missa com Laudes abriu a manhã de trabalhos desta terça-feira, 28 de novembro, Assembleia Ampliada do Conselho Episcopal Regional (CONSER) do Regional Leste 2 da CNBB.  A celebração foi presidida por Dom José Carlos de Souza Campos, Presidente e Arcebispo Metropolitano de Montes Claros (MG); Dom Airton José dos Santos, Vice-presidente e Arcebispo Metropolitano de Mariana (MG); e Dom Joel Maria dos Santos, Secretário e Bispo Auxiliar de Belo Horizonte (MG).

Na homilia, Dom José Carlos acolheu aos presentes e pediu orações pelo bom êxito de mais uma Assembleia. O Arcebispo também refletiu sobre o regional, que compreende todo o estado Minas Gerais, e sobre o amor de Deus, a partilha do pão e a conivência fraterna. “Nesses dias em que estamos reunidos, teremos a oportunidade de ver, escutar e caminhar juntos, tendo Jesus como centro e razão de toda evangelização”, afirmou.

Após esse momento, os 98 participantes se encaminharam para o café da manhã e depois ao auditório para iniciar a primeira sessão de trabalho. No plenário, o Assessor Padre Geraldo Luiz de Mori apresentou uma análise de conjuntura eclesial a partir da síntese do Sínodo que cada (arqui)diocese fez.

De acordo com o Padre Geraldo, a etapa da escuta feita nas (arqui)dioceses suscitou boas expectativas. “Grande parte dos relatórios constitui um material precioso para a organização da pastoral em nível diocesano, que apontam caminhos a serem seguidos”, informou.

“As quase 200 páginas que recolhem são de uma riqueza impressionante e seguem aquilo que o Papa Francisco propõe como dinâmica eclesial da ação pastoral: mais que dominar espaços, é preciso inaugurar processos”, acrescentou.

Houve também interação entre a assembleia e o assessor com mediação da presidência do Regional Leste 2.

Sínodo 2021-2024 será tema de reflexão durante todo o dia

No período da tarde, o plenário seguirá repercutindo sobre o Sínodo. Dessa vez, com uma mesa redonda com a participação dos convidados: Dom Dirceu de Oliveira Medeiros, bispo de Camaçari (BA); Sônia Gomes de Oliveira, Presidente do Conselho Nacional do Laicato do Brasil (CNLB); Cristina dos Anjos, Cáritas Nacional; e Padre Júlio César Evangelista Resende, Pastoral da Educação da CNBB Nacional.

A pauta também terá uma apresentação da Ajuda à Igreja que sofre (ACN Brasil), com a presença de Ana Cecília de Oliveira Giorgi Manente, presidente da ACN Brasil, e Valter Moises Callegari, diretor Executivo da ACN.

Já à noite, os participantes da Assembleia serão divididos em nove grupos com o objetivo de criar mais espaços de interação entre eles. Cada grupo teve um moderador responsável por produzir um material com apontamentos.

Presença da Arquidiocese

Além de Dom Airton, outros sacerdotes e leigos e leigas da Arquidiocese de Mariana estão participando da Assembleia, como o Coordenador Arquidiocesano de Pastoral, Padre José Geraldo de Oliveira, e o Representante dos Presbíteros da Arquidiocese, Padre Mauro Lúcio de Carvalho.

Texto e fotos: Assessoria de comunicação da CNBB Leste 2

Veja também:

Assembleia Ampliada do Conselho Episcopal Regional do Leste 2 refletirá sobre a Igreja Sinodal

Agenda

VEJA TAMBÉM