O Setor Música Litúrgica da Comissão Episcopal Pastoral para a Liturgia da Conferência Nacional dos Bispos do Brasil (CNBB) preparou um subsídio com indicações de músicas litúrgicas para a Solenidade da Santíssima Trindade, que será celebrada no próximo domingo, 12 de junho.
As sugestões, conforme orientação litúrgica, partem do princípio de que “a música é parte integrante da Santa Liturgia”. E, seguindo a Instrução Geral do Missal Romano, têm como parâmetro as antífonas de entrada, ofertório e comunhão extraídos do Gradual e do Missal Romano.
Depois de percorremos as etapas mais significativas do Ano Litúrgico, do Ciclo do Natal à Solenidade de Pentecostes, desfecho esplendoroso do Ciclo Pascal, nosso prazer e alegria é poder resumir todo o caminho feito, celebrando a certeza maior de fazermos parte, em Jesus Cristo, desta Comunhão Divina: pelo Espírito que Jesus nos enviou, podemos chamar Deus de “Abba – Pai!” Na força do Espírito, podemos orar com plena confiança “Pai nosso…”. Se nos deixarmos guiar por esse Espírito, verdadeiramente seremos filhos e filhas de Deus… É o Amor que nos dá essa certeza, inclusive, de sermos, em cristo, herdeiros de Deus, nosso Pai, coerdeiros da sua glória.
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Músicas extraídas do Hinário Litúrgico da CNBB com base no Graduale e no Missal Romano
Depois de percorremos as etapas mais significativas do Ano Litúrgico, do Ciclo do Natal à Solenidade de Pentecostes, desfecho esplendoroso do Ciclo Pascal, nosso prazer e alegria é poder resumir todo o caminho feito, celebrando a certeza maior de fazermos parte, em Jesus Cristo, desta Comunhão Divina: pelo Espírito que Jesus nos enviou, podemos chamar Deus de “Abba – Pai!” Na força do Espírito, podemos orar com plena confiança “Pai nosso…”. Se nos deixarmos guiar por esse Espírito, verdadeiramente seremos filhos e filhas de Deus… É o Amor que nos dá essa certeza, inclusive, de sermos, em Cristo, herdeiros de Deus, nosso Pai, coerdeiros da sua glória. Como vimos no subsídio anterior, a música é parte integrante da Santa Liturgia. Seguindo a IGMR (§48), os parâmetros são as antífonas de entrada, ofertório e comunhão extraídos do Gradual e do Missal Romano. (Reginaldo Veloso, Hinário Litúrgico da CNBB – Tempo Comum – Vol. III, Paulus|CNBB, pág. 231)
ANTÍFONA: “Bendito seja Deus Pai, bendito seja o Filho unigênito e bendito o Espírito Santo. Deus foi misericordioso para conosco.
A Igreja manifesta através desta antífona presente no Missal Romano, que devemos reder graças a Deus por toda misericórdia que ele tem para os seus filhos. Apesar de nossos pecados, Deus nos tem cumulado de bençãos ao longo dos séculos. Bendita seja a Santíssima Trindade: Pai e Filho e Espírito Santo por todos os séculos dos séculos, amém. Os compositores José Alves, Reginaldo Veloso, Pe. José Weber e José Acácio, traduzem na linguagem musical essa bela antífona.
Sl 8 – R. Ó Senhor nosso Deus, como é grande vosso nome por todo o universo!
ANTÍFONA: “Bendito és tu sentado sobre os querubins, louvado e glorificado para sempre!”
O Desejo de todo cristão é participar da Vida Divina, contemplar a face de Deus, sentado sobre os querubins. Lembramos a liturgia da Jerusalém celeste, manifestada no livro do Apocalipse. Louvado e glorificado seja a Santíssima Trindade pelos séculos dos séculos, amém! Os compositores Frei Wanderson, Pe José Campos, Ir. Míria T. Kolling, Pe. Weber e Adenor Terra nos oferecem essas belas melodias.
ANTÍFONA: “Porque sois filhos, Deus enviou aos vossos corações o Espírito do seu Filho, que clama: Abba, Pai.”
Inspirados pela carta aos Gálatas, a antífona de comunhão nos lembra que somos filhos de Deus pelos méritos de Cristo. Logo, já não somos escravos, somos filhos e também herdeiros. Foi assim que, ao completar o tempo previsto, o Filho, nascido de mulher, nascido sujeito à lei, resgatou também a nós, sujeitos a lei, para recebemos a dignidade de filhos de Deus. A prova disso é o Espírito que desceu sobre nós. Os compositores Frei Wanderson, Pe. Weber, Paulo Neto e Pe. Geraldo Leite nos apresentam suas belas melodias.
Texto e imagem: CNBB