sexta-feira

, 19 de agosto de 2022

Solenidade de São João Batista é festejada na Arquidiocese de Mariana

15 de junho de 2022 Arquidiocese

Dentre as solenidades celebradas pela Igreja Católica neste mês de junho, está a Natividade de São João Batista. Filho de Isabel, prima da Santíssima Virgem Maria, ele considerado o primeiro mártir da Igreja Católica e o último profeta que existiu, tendo nascido apenas seis meses antes de Jesus Cristo.

Durante sua caminhada e missão, ele pregou a conversão dos pecados e o arrependimento por meio do Batismo, sendo essa a origem do seu nome: João Batista, aquele que batizava. Pela sua intensa vivência em Deus e por denunciar os pecados, acabou preso ao não concordar com as atitudes erradas do Rei Herodes, vindo a morrer em honra da fé.

De acordo com o Diretório da Liturgia da Conferência Nacional dos Bispos do Brasil (CNBB), neste ano, devido a data ter caído no mesmo dia da Solenidade do Sagrado Coração de Jesus, a Solenidade de São João Batista deve ser antecipada e celebrada na quinta-feira, dia 23. Contudo, conforme o documento, nas dioceses, cidades e comunidades que possuem o santo como padroeiro, mantém-se a celebração no dia 24 de junho e se antecipa a Solenidade do Sagrado Coração de Jesus para a quinta-feira.

Confira as programações das festividades em honra a São João Batista já divulgadas pelas paróquias da Arquidiocese de Mariana:

Paróquia São João Batista, em Barão de Cocais (MG);

Paróquia São João Batista, em Viçosa (MG);

Paróquia São João Batista, em Matipó (MG);

Paróquia Santa Efigênia, em Ouro Preto (MG);

Foto: PASCOM – Paróquia São João Batista, em Barão de Cocais

*Atualizado em 20/06/2022 às 10:10

Agenda