sábado

, 25 de maio de 2024

Someiro do Órgão Arp Schnitger deverá ser enviado à Espanha para restauração

09 de fevereiro de 2023 Arquidiocese

Na sexta-feira, 03 de janeiro, na Cúria Metropolitana, em Mariana (MG), o Arcebispo, Dom Airton José dos Santos, o Pároco e Reitor da Catedral Basílica Nossa Senhora da Assunção, Geraldo Dias Buziani, a Organista e regente do Coral da Catedral da Sé,  Josinéia Godinho, e a Arquiteta, Deysi Lustosa, reuniram-se com representantes do Instituto do Patrimônio Histórico e Artístico Nacional (IPHAN), da Secretaria de Estado de Cultura e Turismo e da Prefeitura de Mariana, para definir o que precisa ser feito para que o Órgão Arp Schnitger seja remontado. 

De acordo com Organista, Josinéia Godinho, com o alongamento das obras da Catedral da Sé, o Órgão Arp Schnitger ficou muito tempo fechado, com isso, ocorreu um ataque de cupins dentro de uma parte muito importante do instrumento, que é a caixa de alimentação de ar, também conhecida como Someiro. E para que o Órgão seja remontado será necessário a restauração dessa peça. 

A Arquiteta e Coordenadora da montagem do projeto de restauração do Órgão Arp Schnitger, Deysi Lustosa, explicou que o Someiro do Órgão deverá ser enviado à Espanha para restauração e somente com o retorno da peça, o instrumento poderá ser montado e afinado novamente. 

Com esse propósito, um projeto técnico, que virá a ser cultural,  está sendo desenvolvido pelas autoridades da Igreja, do Estado e do município de Mariana, para angariar patrocinadores e recursos por meio da Lei Federal de incentivo à cultura. 

Para a organista e regente, Josinéia Godinho, a expectativa de todo esse trabalho é que os cristãos católicos possam ter um Órgão mais afinado, tão bonito como ele era antes, e com a durabilidade de muitos anos.

Foto: Efraim Rocha