quarta-feira

, 15 de janeiro de 2025

Someiros do importante Órgão Arp Schinitger, da Catedral de Mariana, serão restaurados na Espanha

15 de janeiro de 2025 Arquidiocese

Nesta quarta-feira, 15 de janeiro, foi realizada mais uma importante reunião sobre os processos de envio e restauração do órgão Arp Schnitger, da Catedral de Mariana. Depois de um longo percurso de captação de recursos, reuniões e ajustes burocráticos, os someiros do órgão serão retirados da Catedral para serem restaurados na Espanha.

O encontro aconteceu na Cúria Metropolitana, em Mariana (MG), com a participação do Arcebispo Metropolitano, Dom Airton José dos Santos, do Pároco e Reitor da Catedral, Padre Geraldo Dias Buziani, e com as empresas contratadas.

Padre Geraldo Buziani e participantes do processo de envio e restauro dos someiros, durante a reunião na Cúria Metropolitana.

Durante a reunião foram realizadas assinaturas de contratos e analisados os modos de como será retirado os someiros, que atualmente estão no coro do templo, e enviá-los para o embarque.

O restauro tem o apoio do Conselho Municipal do Patrimônio Cultural de Mariana (COMPAT), através de recursos deliberados do Fundo Municipal do Patrimônio Cultural.

Someiros do Órgão Arp Schinitger.

Trata-se de um importante trabalho, com uma exigente logística, com envolvimento de diversas instituições, como a Arquidiocese de Mariana; a Paróquia Nossa Senhora da Assunção de Mariana; a Secretaria Municipal de Cultura, Patrimônio Histórico, Turismo e Lazer; o  Instituto do Patrimônio Histórico e Artístico Nacional e o Conselho Municipal do Patrimônio Cultural de Mariana.

É grande a expectativa dos fiéis, da comunidade marianense e dos turistas para que, em breve, o Órgão Arp Schnitger possa voltar a soar novamente nas liturgias e nos concertos de músicas sacras do século XVIII.

Fotos: Arquidiocese de Mariana