quinta-feira

, 13 de junho de 2024

Tema do Dia Nacional da Juventude 2023 está em sintonia com a Campanha da Fraternidade sobre a fome

01 de junho de 2023 Igreja no Brasil

A Comissão Episcopal para a Juventude da Conferência Nacional dos Bispos do Brasil (CNBB) divulgou o tema do Dia Nacional da Juventude (DNJ) 2023. Neste ano, a Pastoral Juvenil propõe aprofundar a questão da fome, em sintonia com a Campanha da Fraternidade 2023 com o tema: “E todos ficaram saciados” (Lc 9,17).

De acordo com a Pastoral Juvenil, “o tema, refletido e rezado, lembra o caráter missionário do DNJ, e um convite do Senhor a estar “ao seu lado”, para depois enviar a amar como Ele ama”.

Esse convite é contido no plano da Pastoral Juvenil, “Ao seu lado”, no eixo “Cidadania: casa comum e dignidade humana”. O incentivo é à “conscientização sobre a crise socioambiental de forma a motivar ações em defesa da vida e da Casa Comum nos diferentes contextos”. O plano pastoral também visa motivar a atuação das juventudes nas diversas instâncias governamentais e organizações civis de reflexão e elaboração de políticas públicas, “tendo em vista a promoção da vida plena para todos”.

Preparação da celebração

A Comissão Episcopal para a Juventude, em conformidade com as orientações pastorais para a celebração da Jornada Mundial da Juventude nas Igrejas particulares elaborado pelo Dicastério para os Leigos, a Família e a Vida do Vaticano, propôs um caminho pedagógico “nos rastros”, com o seguinte cronograma:

  • Em agosto, após a JMJ Lisboa, o cartaz e o subsídio estarão à disposição para download no site Jovens Conectados;
  • Nos meses de agosto, setembro e outubro as expressões juvenis são convidadas a realizarem os encontros formativos contido no caderno do DNJ;
  • Nas três primeiras semanas de outubro as expressões juvenis são convidadas a realizarem missões em suas paróquias, em sintonia com o mês missionário;
  • No último domingo de outubro (oficialmente) celebração do DNJ em todas as dioceses do Brasil. Visto que cada diocese poderá realizar a celebração do DNJ de acordo com seus calendários.

Texto – CNBB