segunda-feira

, 15 de agosto de 2022

“Temos que ir ao mundo de hoje levar a todos a boa notícia da ressurreição”, exortou Dom Geraldo na Vigília Pascal

01 de abril de 2018 Arquidiocese

“Esta celebração é a mais importante de todo o ano litúrgico, pois se Cristo não tivesse ressuscitado, vã seria a nossa fé”, com essa explicação o arcebispo de Mariana, Dom Geraldo Lyrio Rocha, deu início a homilia da Vigília Pascal, celebrada na noite deste último sábado (31), no Santuário de Nossa Senhora do Carmo, em Mariana.

Com as luzes apagadas, o Círio Pascal foi aceso pelo Fogo Novo, após as incisões e aplicação dos cravos, e a igreja foi iluminada somente pela luz das velas. “Acendemos o Círio Pascal, que representa Cristo como a Luz do Mundo. Acendendo as nossas velas no Círio Pascal, nós somos iluminados por Cristo e nós somos portadores da Luz de Cristo”, alertou Dom Geraldo na homilia.

“Temos que levar a luz da verdade, a luz da sinceridade, a luz da justiça, a luz que vem da palavra de Deus para conduzir nossos passos, por isto, nesta noite santa, na vigília da Páscoa, lemos tantos textos da Escritura Sagrada”, explicou o arcebispo.

Com as velas acesas pelo Fogo Novo, os fiéis renovaram as suas promessas batismais e, logo depois, foram aspergidos pela água abençoada na celebração. “Nesta noite santa nós somos convidados a renovar as promessas do batismo para que possamos assumir com maior empenho, com maior compromisso e com maior responsabilidade o que nós assumimos pela graça batismal. E, assim como as mulheres que foram visitar o túmulo e perceberam que o corpo de Jesus não estava lá e acolheram a mensagem do jovem que diz ‘Ele não está aqui. Ressuscitou. Ide, dizei aos seus irmãos e se dirija para a Galiléia, onde lá Ele vos espera’, pela graça do batismo, também nós, temos que ir ao mundo de hoje, cada vez mais descristianizado, levar a todos a boa notícia da ressurreição”, exortou Dom Geraldo.

Agenda