domingo

, 23 de junho de 2024

Tempo da Criação motiva a promoção de ações em favor da vida e da Casa Comum

04 de setembro de 2023 Igreja no Brasil

Começou nesta sexta-feira, 1° de setembro, e segue até 04 de outubro o Tempo da Criação, iniciativa ecumênica que convoca cristãos do mundo inteiro a rezarem e a cuidarem da criação de Deus.  Este ano a celebração tem como tema “Que a Justiça e a paz Fluam”, que se refere às palavras do Livro de Amós: “Deixe a justiça fluir como água e a justiça como uma torrente eterna” (cf. Amós 5:24).

A Conferência Nacional dos Bispos do Brasil (CNBB), por meio de suas Comissões Episcopais Especiais para a Amazônia e para a Ecologia Integral e Mineração, o Movimento Laudato Si e a Rede Eclesial Pan-Amazônica (REPAM-Brasil) organizou uma programação especial para marcar este tempo.

A celebração de abertura do Tempo da Criação aconteceu neste domingo, 3 de setembro, às 8h, no Santuário Nacional de Nossa Senhora Aparecida, em São Paulo. A missa foi presidida pelo arcebispo de Aparecida, dom Orlando Brandes, com transmissão ao vivo pela TV Aparecida, pelo site da Basílica (a12.com/tv), pelo Aplicativo Aparecida e também pelas redes sociais da Conferência Nacional dos Bispos Brasil (CNBB) e das organizações parceiras na promoção da iniciativa (Repam-Brasil, Movimento Laudato Si’).

O bispo auxiliar de Brasília e secretário-geral da CNBB, dom Ricardo Hoepers, divulgou nesta sexta-feira, 1º de setembro, data que marca o início do Tempo da Criação, um vídeo convidando a Igreja no Brasil a promover ações para fortalecer este movimento ecumênico em favor da vida, da Criação e de nossa Casa Comum.

Dom Ricardo destacou trechos da mensagem do Papa Francisco para o Dia Mundial de Oração pelo Cuidado da Criação, a fonte de inspiração para as ações do Tempo da Criação. “O Santo Padre nos convida a vencer o  consumismo voraz, a exploração de recursos e a poluição, apontando quatro caminhos: a conversão do coração, a transformação dos estilos de vida, novas políticas e, por fim, comunhão e sinodalidade”, destacou.

Programação do Tempo da Criação

A programação conta com uma série de atividades em âmbito nacional, regional e local, e um clico de debates sobre os biomas brasileiros. Entre as atividades estão previstos celebrações, encontros e rodas de conversas. As ações do Tempo da Criação fazem parte da Campanha Laudato Si’, que já realizou de 21 a 28 e maio de 2023 a Semana Laudato Si’ e o Junho Verde.

Confira a programação:

3 de setembro, às 8h – Celebração de Abertura
Santuário Nacional de Nossa Senhora Aparecida

14 de setmbro, às 20h – Ciclo de debates sobre os biomas brasileiros
Redes sociais da REPAM e do Movimento Laudato Si’

13 a 15 de setembro – IV Encontro de Ecoteologia e I Semana Teológica e Filosófica
Faculdade Católica do Amazonas, em Manaus (AM)

21 de setembro, às 20h – Ciclo de debates sobre os biomas brasileiros
Redes sociais da REPAM e do Movimento Laudato Si’

28 de setembro, às 20h – Ciclo de debates sobre os biomas brasileiros
Redes sociais da REPAM e do Movimento Laudato Si’

04 de outubro, às 20h – Celebração de Encerramento
Redes sociais da REPAM e do Movimento Laudato Si’

Veja o vídeo, na íntegra, abaixo: