quarta-feira

, 22 de maio de 2024

Terço dos Homens de Furquim comemora seu 10º aniversário de criação

22 de setembro de 2022 Arquidiocese

No último domingo, 18 de setembro, a Paróquia Bom Jesus do Monte, em Furquim (MG), celebrou os 10 anos de caminhada e missão do Terço dos Homens Nossa Senhora do Carmo.

Vindo de diversas partes da Arquidiocese de Mariana e além fronteiras, a comemoração acolheu caravanas do Terço dos Homens de Catas Altas, Cláudio Manoel, Guaraciaba, Mariana, Barra Longa, Cachoeira do Campo, Ouro Preto, Acaiaca e visitantes de Belo Horizonte.

Uma caminhada orante pelas ruas do distrito, levando as imagens de São José e de Nossa Senhora do Carmo, padroeira dos Grupos do Terço dos Homens de Furquim, marcou este momento de expressão de fé, devoção e festa.

Levando as suas bandeiras e estandartes e com o terço nas mãos, o encontro reuniu cerca de 300 pessoas, entre elas, homens e mulheres, adultos, jovens e crianças que a uma só voz rezavam e cantavam os seus louvores à Virgem Maria. Após a caminhada, todos se uniram no Terço Mariano Cantado com grande júbilo e piedade.

Em ação de graças pelos dez anos do Terço dos Homens Nossa Senhora do Carmo o encontro foi agraciado pela Santa Missa, presidida pelo Pároco, Padre Darci Fernandes Leão. Em sua homilia, ele ressaltou a beleza da oração da Ave Maria, que é simples e muitas vezes passa despercebida, sendo em diversos momentos rezada automaticamente.

Além disso, Padre Darci também destacou o sentido bíblico desta oração que tende a elogiar a Mãe de Deus e nossa. Em conclusão, o ele enfatizou que as pessoas nunca podem esquecer que Deus ama cada um e mesmo que se perca tudo, o amor de Deus nunca irá se perder. Por isso, os fiéis devem propagar essa verdade a todas as pessoas a sua volta, por meio das palavras e do testemunho de vida.

Confraternizando com um delicioso almoço, as comemorações terminaram levando a mensagem do coordenador do Terço do Homens que parabenizou e incentivou os homens em sua missão de oração e de resgate das famílias para Deus. Que a uma só voz passamos juntos bradar “Terço nas mãos, fé no coração e muita oração” na certeza de que através desta simples oração do terço podemos alcançar o coração de Deus.

Texto e fotos: Vitor Alves e Róbinson Anjos

Agenda