sábado

, 02 de março de 2024

Tribunal para instrução de um processo sobre possível milagre atribuído à intercessão do Beato Frederico Ozanam é instalado em Mariana

04 de dezembro de 2019 Arquidiocese

A sessão de abertura dos trabalhos do Tribunal de instrução do processo sobre possível milagre atribuído à intercessão do Beato Frederico Ozanam foi realizada na tarde desta terça-feira (3), em Mariana. A cerimônia contou com a presença do Arcebispo de Mariana, Dom Airton José dos Santos, que presidiu a sessão, do Vice-presidente da Conferência Internacional da Sociedade São Vicente de Paulo, Sebastián Gramajo, do Vice-postulador do causa, Padre Luiz Antenor Rosa Botelho, da Diocese de São Carlos e dos membros do Tribunal.

Na solenidade, o representante da Sociedade São Vicente de Paulo, autora da Causa de Canonização, destacou a vida do Beato Frederico Ozanam. “Ele é o nosso principal fundador. Buscou a santidade em todos os lugares por onde passou. Mobilizou muitos jovens. Ele é um exemplo para os leigos. Um exemplo de compromisso com a Igreja e com os pobres”, disse.

Segundo o vigário judicial da Arquidiocese, monsenhor Roberto Natali, o Tribunal de instrução do processo está sendo instalado na Arquidiocese, pois o possível milagre aconteceu no território desta Igreja particular.

Durante a cerimônia, os integrantes do Tribunal fizeram o juramento e o Vice-postulador entregou os documentos ligados ao suposto milagre. Esse milagre, se comprovado, será para a canonização do beato Frederico Ozanam. Quem está promovendo a causa é a Conferência Internacional da Sociedade São Vicente de Paula.

No final da cerimônia, Dom Airton destacou que “a Igreja precisa atestar, para apresentar aos fieis a certeza da fé”.

O beato

“Gostaria de abraçar o mundo numa rede de caridade”. É com este desejo que Frederico Ozanam co-fundou a Sociedade de São Vicente de Paulo, em 1833. Francês, nascido em Milão, Ozanam contribuiu para a renovação da Doutrina Social Cristã. Resolutamente aberto ao humanismo e ao universal, concebeu a SSVP como uma rede mundial de caridade, inseparável do ideal da justiça.

Frederico Ozanan nasceu em Milão, no dia 23 de abril de  1813. Quando tinha dois anos, mudou-se com a família de volta para a França. Com outros seis jovens, fundou a Sociedade São Vicente de Paulo. Ele faleceu em 1853. Sua beatificação foi realizada em Paris, dentro da 12ª Jornada Mundial da Juventude (JMJ), no dia 22 de agosto de 1997. A  celebração foi presidida por São João Paulo II.

Agenda