quarta-feira

, 22 de maio de 2024

Tributo a Dom Silvério será realizado em Congonhas

25 de agosto de 2023 Arquidiocese

Natural de Congonhas, Dom Silvério Gomes Pimenta foi sacerdote, professor, orador sacro, poeta, biógrafo, prelado e arcebispo de Mariana. Para homenagear o ilustre filho congonhense, a Prefeitura de Congonhas, por meio da Secretaria de Educação e a Paróquia Nossa Senhora da Conceição realizam anualmente o “Tributo a Dom Silvério”. Neste ano, as homenagens acontecem nos dias 29 e 30 de agosto.

Dom Silvério Gomes Pimenta foi uma das mais expressivas personalidades da vida brasileira nos séculos XIX e XX. Arcebispo, escritor, professor e orador, destacou-se numa época em que a origem social e econômica marcavam o preconceito e o racismo nas relações entre as pessoas. Silvério nasceu em Congonhas, no dia 12 de janeiro de 1840 e faleceu em Mariana em 30 de agosto de 1922.

Com o objetivo de estimular a reflexão acerca da importância da história e vida de Silvério Gomes Pimenta para a identidade cultural de Congonhas e tornar conhecida sua história de superação e determinação, os alunos do 7º ano do Ensino Fundamental da rede municipal, orientados pelos professores do Grupo de Referência da Igualdade Étnico-racial – GRIER, participam do “Concurso Dom Silvério”. A biografia de Dom Silvério é trabalhada com os alunos por meio do livro “Silvério, o profeta negro”, de Helvécio Maranhas Dias Leite.

Em seguida, os alunos que irão participar do concurso, escolhem um trecho do livro, montam a cena e fotografam. Essa foto é que concorre no concurso. Ao todo são 9 escolas participantes.

Programação:

Dia 29 de agosto: Santa missa na Matriz de Nossa Senhora da Conceição, às 19h. Após a Missa, o Confrade da ACLAC, prof. Vieira falará sobre o legado deixado por Dom Silvério. O encerramento será com a apresentação do Coral Asapec, sob a regência de Carmem Célia.

Dia 30 de agosto: Premiação do 5º Concurso Dom Silvério, na Escola Municipal Engenheiro Oscar Weinschenck, às 18h30.

Texto: Lafaiete Agora

Foto: Prefeitura de Congonhas

Agenda