sexta-feira

, 26 de abril de 2024

Tríduo em preparação para a V Romaria das Águas e da Terra será realizado virtualmente

10 de julho de 2020 Arquidiocese

Entre os dias 15 a 17 de julho será realizado o Tríduo e a Pré-romaria em preparação para a V Romaria das Águas e da Terra da Bacia do Rio Doce, das 19h às 20h30. Devido à pandemia da Covid-19, o evento deste ano será virtual, mas pretende ser, como nos demais anos, um espaço de reflexões acerca da Casa Comum.

Sob o tema “Bacia do Rio Doce, nossa Casa Comum” e lema “Aos pés do Bom Jesus, cuidar da Mãe Terra, das Águas e da Vida”, a Romaria, também celebrará os 5 anos da Carta Laudato Si, do Papa Francisco.

“A proposta do Tríduo Pré Romaria, está em sintonia com o cenário de pandemia que estamos vivendo. Ele surge considerando a importância das missões que são realizadas nas comunidades da cidade que acolhe a Romaria. Como neste período não podemos fazer as missões dessa forma, precisamos nos reinventar e criar novas metodologias que mantenha ativo o processo de evangelização articulado com a proposta da Igreja em saída”, explicou Bruna Monalisa da comissão de Meio Ambiente da arquidiocese.

Segundo ela, esse tríduo valoriza a importância de refletir comunitariamente os temas em questão. “Considerando que nossos lares se tornaram espaços de celebração e vivência da fé, constituímos assim a Igreja Doméstica, e com as lives chegaremos a muitas famílias”, disse.

Tríduo

Na quarta-feira (15), primeiro dia do Tríduo, será abordado o tema da Igreja e Mineração, uma questão espiritual e de justiça sócio ambiental. O encontro será conduzido pela Arquidiocese de Mariana. Na quinta-feira (16), segundo dia, os cristãos leigos e leigas são convidados a meditar sobre a Igreja e Mineração, uma questão espiritual por uma Ecologia Integral com a Diocese de Valadares e Caratinga. Na sexta-feira (17), terceiro dia, será a participação da Diocese de Itabira – Coronel Fabriciano, onde será abordada Igreja e Mineração, uma questão espiritual, lugar de vivência da justiça do reino.

No domingo, dia 19 de julho, uma missa presidida pelo bispo de Guanhães, Dom Otacílio Ferreira, direto da Catedral de Guanhães às 10h, encerrará a programação. Todos os dias do Tríduo e a celebração de encerramento serão transmitidos pela Facebook da Cáritas Minas Gerais, e da página da Diocese de Guanhães, anfitriã da 5ª Romaria das Águas e da Terra.

Oração para a 5ª Romaria das Águas e da Terra

Ó Bom Jesus, aos vossos pés, colocamo-nos, confiantes, para celebrar a 5ª Romaria das Águas e da Terra da Bacia do Rio Doce. Acolhidos em vosso Santuário, em Conceição do Mato Dentro, trazemos a dor e o sofrimento de nossos irmãos e irmãs, diante dos desmandos da mineração, do agronegócio, dos mono cultivos e do consumismo desenfreado, que ceifam vidas, levam, à exaustão, os bens da natureza, poluem a terra, destroem matas e rios, escravizam a mão de obra humana e alimentam uma economia a serviço do lucro e não da vida e dos povos.

Sob a Vossa graça e bênção, fortalecem nossas esperanças e lutas, o testemunho de tantos profetas e profetizas, de ontem e de hoje, de perto e de longe, os discípulos missionários que doaram suas vidas no anúncio do Evangelho da Vida, na defesa dos povos e do meio ambiente.

Dai-nos coragem, discernimento e perseverança, para responder, à altura, aos muitos desafios a serem enfrentados no compromisso com a vida, a dignidade e a justiça.

Fazei-nos, ó Bom Jesus, instrumentos vossos a serviço da ecologia integral, guardiões da Casa Comum, para realizar vosso Plano de Amor, no cuidado com a Mãe Terra, com as Águas e com a Vida, em prol da regeneração de nossa Bacia do Rio Doce e da construção da sociedade do bem viver e do conviver, sinal do Vosso Reino de Vida, Verdade, Justiça e Paz. Amém!

Agenda