domingo

, 19 de maio de 2024

Último domingo de agosto recorda as vocações laicais e o Dia do Catequista

28 de agosto de 2022 Arquidiocese

Encerrando o Mês Vocacional, o último domingo de agosto recorda as vocações laicais: homens e mulheres dispostos a servir a Deus e aos irmãos. O Papa Francisco, na Exortação Apostólica Evangelii Gaudium, reconhece o compromisso e a importância do laicato no serviço da Igreja.

“A imensa maioria do povo de Deus é constituída por leigos. A seu serviço está uma minoria: os ministros ordenados. Cresceu a consciência da identidade e da missão dos leigos na Igreja. Embora não suficiente, pode-se contar com um numeroso laicato, dotado de um arreigado sentido de comunidade e uma grande fidelidade ao compromisso da caridade, da catequese, da celebração da fé”, diz o Santo Padre no nº 102 da Exortação Apostólica.

Neste mesmo dia, festeja-se também o Dia do Catequista, aquele que por meio do seu serviço, ajuda a crianças, adolescentes, jovens e adultos a conhecer a Jesus Cristo, Nosso Senhor.

“O catequista é alguém que foi chamado por Deus, passou por um tempo de formação na escola de Jesus para depois ser enviado a anunciar e testemunhar. Não se nasce catequista, se adquire conhecimentos teóricos e experiência com a prática concreta”, o assessor da Comissão para a Animação Bíblico-Catequética da CNBB, Padre Jânison de Sá, em mensagem especial para a data.

Neste dia, reze pelas vocações laicais e pelos nossos catequistas.

*Com informações do portal A12 e da CNBB

Agenda