quarta-feira

, 22 de maio de 2024

Último sábado, 15 de abril, foi marcado por formações para as pastorais e dimensões da Região Mariana Sul

19 de abril de 2023 Arquidiocese

Seguindo sua agenda pastoral do ano de 2023, no dia 15 de abril a Região Mariana Sul realizou mais um sábado de formações e espiritualidade. Estiveram reunidas no Centro de Pastoral, em Barbacena (MG), 128 pessoas, divididas em grupos distintos de cada pastoral ou dimensão convidada. Sempre se baseando nos pilares do Projeto Arquidiocesano de Evangelização (PAE), as formações deste mês foram sustentadas pelo Pilar da Missão, contemplando as Juventudes, os Coordenadores Paroquiais, além da reunião da Catequese com o novo assessor Arquidiocesano, Padre Bruno Gomes Silva, e da Equipe Regional das Comunidades Eclesiais de Base (CEBs).

Veja como foi:

Formação para o Conselho Paroquial de Pastoral – Coordenadores

Reunião com os coordenadores paroquiais.

O Coordenador Arquidiocesano de Pastoral, Padre José Geraldo de Oliveira, foi o Assessor da formação para os Coordenadores do Conselho Paroquial de Pastoral (CPP). Em sua formação, ele abrangeu assuntos relacionados à organização pastoral da Arquidiocese e da Região Mariana Sul, a formação e organização dos conselhos, a missão de cada um dentro do Conselho Paroquial, entre outros. Todos tratados para recordar a ação evangelizadora de Jesus e ressaltando a importância desta missão de cada coordenador ali presente.

“Foi um momento muito enriquecedor de reflexão e partilha. Estava presente um bom número de coordenadores (as) paroquiais de pastoral. Muito interesse de todos em aprender para poderem exercer melhor a sua função na Paróquia. Todos saímos muito enriquecidos”, ressaltou Padre José Geraldo de Oliveira.

A coordenadora da Paróquia Bom Pastor, em Barbacena (MG), Aparecida Magna de Abreu, participou deste momento e deixou sua impressão: “Foi muito proveitosa a formação para Coordenadores Paroquiais, quando tiramos dúvidas e tivemos a oportunidade de aprimorarmos nossos conhecimentos. Além de conversarmos com outras coordenações e analisarmos nosso trabalho na querida Paróquia Bom Pastor”, disse.

Segundo Leci Conceição do Nascimento, Coordenadora Paroquial da Paróquia de Santana, em Carandaí (MG), a formação pode ser definida por três palavras: aprendizado, avaliação e agradecimento. “Aprendizado, [pois] ninguém detém todo conhecimento; sempre aprendemos coisas novas quando nos propomos a escutar. Avaliação: uma grande oportunidade de rever nossas práticas na Paróquia enquanto estamos nesse serviço de coordenação. Agradecimento, a Deus, por nos chamar para o serviço e maior comprometimento com os irmãos, e ao Padre José Geraldo pela competência com que nos passou essa formação”, frisou.

“Tivemos sábado último, mais um momento de aproximação dos leigos que compõem os CPPs para estudarmos que a Igreja nos orienta. Momentos como esse são de grande importância para conseguirmos que as coordenações estejam em sintonia com o que a Igreja propõe, por meio dos documentos e diretrizes, mas muito, além disso é não deixar a evangelização em prejuízo por motivo de fazer cumprir uma regra. É de extrema importância que sigamos juntos por esse caminho, de conhecer sempre mais nossa Igreja. Seria interessante também fazer um incentivo para melhorarmos a quantidade de participantes, pois os ausentes deixam de beber dessa fonte de conhecimento e continuam à frente das coordenações, de certa forma, um passo atrás dos que participam desse momento rico que a Arquidiocese proporciona”, comentou o Coordenador Conselho Pastoral da Paróquia Nossa Senhora da Assunção, em Barbacena, Sannder Lourenço.

Para Sannder, o encontro pode ser resumido em duas palavras: organização e serviço. “Não podemos modificar a doutrina que Jesus nos deixou, mas em prol da evangelização, fazer adaptações quando necessário, é sempre bom. Em resumo, todo coordenador de conselho deve saber dos documentos que são disponibilizados, mas acima de tudo se inspirar em Jesus para motivar nossas ações em quanto membros consultivos”, destacou.

Na formação do Conselho Paroquial, 29 das 32 paróquias da região enviaram seus representantes. Foram 35 pessoas presentes, divididos em coordenadores e vices.

Bate Papo com a Juventude

Reunião com as Juventudes da Região Sul.

As Juventudes da região foram representadas pela Pastoral da Juventude (PJ), Encontro de Adolescentes com Cristo (EAC), Encontro de Jovens com Cristo (EJC), Jovens da Sociedade São Vicente de Paula, Emaús, Unidos pela Fé em Cristo (UFC). O assessor Regional das Juventudes da Região Mariana Sul e pároco em Santa Bárbara do Tugúrio, Paróquia Santa Bárbara, Padre Wagner José Nascimento Balbino, comandou a conversa, que contou também com a parceira de Irmã Arlene Simões da Congregação das Irmãs Passionistas de São Paulo da Cruz – Passionistas.

Na nossa conversa, Padre Wagner apresentou o Plano Arquidiocesano para a Juventudes, explicado por meio de tópicos, e prometeu que em reuniões on-line irá trabalhar mais detalhadamente alguns deles. Também foi criada uma conta no Instagram para as Juventudes da Região Sul, com a finalidade de colocar as notícias dos movimentos, grupos e da Pastoral da Juventude, bem como um grupo de WhatsApp.

Vitor da Costa Marcelino, da Paróquia de Nossa Senhora do Rosário, em Rio Pomba (MG), falou um pouco sobre esse evento. “O encontro foi uma oportunidade de conhecimento, de fraternidade e também de escuta das realidades juvenis. Cada movimento, como todos, enfrenta os desafios, que são cada vez maiores. Mas, o encontro em si, de forma geral, foi um momento para partirmos de Jesus Cristo, no sentido de caminharmos juntos promovendo em alguns momentos encontros como esse, conhecendo as propostas da Igreja, fortalecendo-nos enquanto jovens, respeitando a diferença que cada expressão juvenil tem: sua espiritualidade, sua organização e sua maneira de ser, no dizer de Apóstolo Paulo: ‘a unidade na diversidade’”, expressou.

“Me animou ver que a minha realidade é bem semelhante a realidade dos jovens das outras paróquias, como a falta de compromisso dos jovens na participação na Igreja. E eu não sabia que isso não era realidade somente nossa”, comentou Maísa Ferreira Coelho, jovem do EAC.

Estiveram presentes para este bate papo 23 jovens, das 32 paróquias da Região Mariana Sul.

Reunião da Catequese

Padre Bruno e os novos coordenadores da Catequese das Foranias que constituem a Região Sul.

O novo Assessor Arquidiocesano da Dimensão Bíblica-Catequética, Padre Bruno Gomes Silva, veio à Região Sul para se reunir com coordenadores e catequistas. Além de alguns pontos e um momento de formação, os participantes puderam perguntar, tirar dúvidas e sugerir novos rumos para a Catequese, de acordo com a realidade da Região.

A coordenação regional preparou também, para esse momento, uma linda homenagem para o novo Assessor, com as crianças do Coral da Paróquia Bom Pastor, Comunidade Nossa Senhora do Carmo, sob o comando da coordenadora Márcia Cristina de Castro. A homenagem emocionou e abrilhantou ainda mais a reunião. Duas lindas cestas também foram confeccionadas pelas catequistas, que trouxeram quitandas de todas as paróquias da Região Sul, ofertando o presente a Padre Bruno e ao vigário Episcopal, Padre Adelson Laurindo Sampaio Clemente, presente em todas as formações do dia, passando um momento em cada grupo.

Aproveitando a grande presença de coordenadores e catequistas, à ocasião, foram eleitos os coordenadores das quatro foranias que compõem a região, sendo: Diego Walafy Henriques de Paiva (Paróquia Nossa Senhora das Dores, em Capela Nova) eleito para coordenação da Forania de Carandaí; Vera Izabel da Silva Machado (Paróquia São José Operário, em Barbacena) coordenadora da Forania de Barbacena; Maria Isabel Reis Sá de Miranda (Paróquia São Manoel, em Rio Pomba) eleita para Forania de Rio Pomba; e Maria Helena Batista Faria (Paróquia São José, Alto Rio Doce) e Maria Célia da Mota Mendes Silva (Paróquia Nossa Senhora do Desterro, Desterro do Melo) eleitas coordenadoras para a Forania de Alto Rio Doce.

Reunião da Catequese.

“O encontro foi de muita espiritualidade, alegria e formação. Espiritualidade que o catequista vive e prática, alegria em estar reunidos em busca de formação e assim fazer ecoara a Palavra de Deus. Padre Bruno nos capacitou e incentivou a continuar na caminhada para fortalecer a Catequese e na atualização do material e propondo formação continuada e mais perto da realidade regional fortalecendo assim o trabalho catequético. Destacou ainda a importância da formação na catequese diante de tantos desafios apresentados pelos catequistas. O Vigário Episcopal, Padre Adelson Sampaio, presente em alguns momentos com sua alegria e seu dinamismo, ajudou na realização da eleição da coordenação das Foranias”, pontuou a Coordenadora Regional Maria de Fátima Tostes.

O coordenador eleito, Diego, registrou que “foi uma manhã de formação que muito nos ajudou nessa nossa caminhada de Catequistas. Padre Bruno muito nos motivou e animou e, agora, como nosso assessor Arquidiocesano, nos mostrou a importância de colocar como pontos fortes para nosso trabalho a Formação, a Espiritualidade e a Alegria. Com certeza vai nos ajudar muito. Agradeço aos Catequistas da nossa Forania de Carandaí que estavam participando que me confiaram a missão de coordenador forâneo. Não sei sou digno, mas nada acontece por um acaso e sim por graça e vontade de Deus. Aceito essa missão com muita alegria de poder servir junto a todos Catequistas, membros da nossa Forania, bem como também aos padres. Que Deus nos abençoe nessa caminhada de evangelização em nossa região Mariana Sul nessa nossa querida Arquidiocese”.

Márcia Cristina de Castro, coordenadora da Paróquia Bom Pastor, em Barbacena, destacou que “havia no encontro tanto coordenações maduras como coordenações recentes, enfatizando assim a riqueza em unir as diferenças e as experiências. Isso enriquece o trabalho na Igreja. Rogamos a Jesus, o Bom Pastor e a Nossa Senhora da Assunção que abençoem o ministério e a nova missão do Padre Bruno na condução da Catequese na Arquidiocese de Mariana”.

A reunião contou com representação de 31 paróquias da região Mariana Sul, sendo 55 participantes no total.

Reunião Membros da CEBs

Reunião da CEBs da Região Mariana Sul.

Os membros das Comunidades Eclesiais de Base (CEBs) Regional também se encontraram neste sábado, dia 15. A Reunião foi base para o encontro programado em Mariana, na segunda-feira, 17 de abril. Na pauta, os assuntos discutidos foram: a necessidade de se pensar, com a máxima urgência, sobre a reorganização e atualização da Equipe, a qual, por diversos motivos e, especialmente, por causa da pandemia, está há alguns anos sem essas providências consideradas de fundamental importância.

No caso da Equipe local, foi enfatizado o tema “Vocação Sacerdotal” sobre o qual a equipe deve elaborar os Roteiros do mês de agosto (Mês das Vocações) e a apresentação de material de pesquisa para a sua elaboração, a ser concluída em reunião agendada para a tarde do dia 26 de abril. O Encontro Arquidiocesano das CEBs, também foi discutido pelos participantes, que ainda tomaram conhecimento sobre datas de próximos eventos pastorais da Arquidiocese.

Para o mês de maio, a Região tem programação de formações, reuniões e encontros com as Secretárias/secretários paroquiais, Dimensão Sociopolítica e Apostolado da Oração. Acompanhe nas redes sociais e participe! Se informe em sua paróquia.

Texto: Ana Paula Mendes dos Santos

Fotos: Leonardo Moreira dos Santos

Agenda