sábado

, 27 de julho de 2024

Um ano da Páscoa de Dom Geraldo Lyrio Rocha

26 de julho de 2024 Arquidiocese

Neste dia 26 de julho completa-se o primeiro ano do falecimento de Dom Geraldo Lyrio Rocha, quinto Arcebispo de Mariana e ex-presidente da Conferência Nacional dos Bispos do Brasil (CNBB).

Grande evangelista e servidor de Deus, mais do que saudades, Dom Geraldo deixou a todos diversos ensinamentos e incentivos na vivência da fé e amor ao próximo. Dom Geraldo inoculou em todas as suas ovelhas o senso da evangelização, tornando-as ainda mais disponíveis aos apelos do Espírito Santo. Fez ressoar por toda parte o alerta de São Paulo: “Ai de mim se eu não evangelizar”.

Neste dia, rezemos louvando e agradecendo a Deus pela vida e fecundo ministério de Dom Geraldo. A ele nossa perene gratidão e nossas contínuas orações. Ao Bom Deus pedimos que o acolha na vida eterna, assim como creu, esperou e comunicou, fazendo a “Obra de um Evangelista”.

Homenagens

Em homenagem à memória de Dom Geraldo, o Arcebispo Metropolitano de Mariana, Dom Airton José dos Santos, celebrará uma Missa na Catedral Basílica de Nossa Senhora da Assunção, em Mariana (MG), às 19h. Em seguida, acontecerá a abertura do Centro Cultural Arquidiocesano Dom Frei Manuel da Cruz, onde Dom Geraldo ganhará mais uma homenagem por ocasião do lançamento do livro “A vida se faz história: Dom Geraldo Lyrio Rocha, memória e testemunho”.

Sobre Dom Geraldo

Em 15 de agosto de 1967, Dom Geraldo foi ordenado presbítero em sua terra natal, Fundão (ES). No dia 14 de março de 1984, foi eleito bispo pelo Papa João Paulo II e sua ordenação episcopal aconteceu em 31 de maio do mesmo ano, em Vitória (ES). Foi Bispo-Auxiliar da Arquidiocese de Vitória (1984-1990), primeiro bispo da Diocese de Colatina (1990-2002) e primeiro Arcebispo Metropolitano de Vitória da Conquista (2002-2007). Foi presidente da Conferência Nacional dos Bispos do Brasil (2007-2011). No dia 23 de junho de 2007, tomou posse como Arcebispo Metropolitano de Mariana e, após completado 75 anos, teve seu pedido de renúncia aceito pelo Papa Francisco, tornando-se Arcebispo Emérito.

VEJA TAMBÉM