quarta-feira

, 22 de maio de 2024

Uma tradição cercada de fé e graça, Jubileu do Bom Jesus de Matosinhos, em Congonhas, acontece em setembro

01 de setembro de 2022 Arquidiocese

O Santuário do Bom Jesus de Matosinhos, em Congonhas (MG), se prepara para vivenciar e receber os romeiros para a 241ª edição do seu jubileu. Com o tema, “Bom Jesus, Educador e Cuidador da Vida”, este ano, a festividade acontece entre os dias 07 e 14 de setembro.

Popularmente conhecida, a festa bicentenária é uma das maiores e mais tradicionais manifestação de fé de Minas Gerais. Após dois anos ocorrendo de modo on-line por causa das restrições impostas pela Covid-19, este ano, marca a volta das celebrações com a presença do público.

“O retorno do Jubileu do Bom Jesus traz para todos nós, primeiramente, uma grande alegria, porque há três anos que o jubileu não acontece na praça. Nós somos chamados a encontrar com Jesus, a encontrá-lo na Celebração Eucarística e visitando a sua imagem, seu santuário, a capela e a Sala dos Milagres. É um reencontro salutar, é um encontro com o Divino Mestre. E todo encontro ele traz também aquela grande alegria de poder fortalecer a fé do nosso povo, a fé que nos irmana, a fé que nos compromete. O retorno também do jubileu traz uma espécie de compromisso: de abraçar aquilo que o Bom Jesus abraçou”, compartilha o administrador do Santuário-Basílica do Senhor Bom Jesus, Padre Paulo Barbosa.

Programação

Neste clima festivo, os congonhenses e romeiros contarão com uma programação extensa. A abertura oficial do Jubileu será no dia 07 de setembro, às 15h, em Celebração Eucarística presidida pelo Arcebispo Metropolitano de Mariana, Dom Airton José dos Santos. Nesse mesmo dia também haverá a Santa Missa às 7h, às 11h, como parte da programação do 28º Grito dos Excluídos e Excluídas, e às 18h.

Ao longo dos demais dias, de 08 a 13 de setembro, as Celebrações das Missas serão nos seguintes horários, às 6h, às 8h, às 10h, às 12h, às 15h e às 18h. Já no dia festivo, dedicado ao Bom Jesus, as celebrações acontecerão às 8h, às 10h e 12h. O encerramento das festividades ocorrerá às 15h com a presença de Dom Airton que presidirá a Santa Missa.

Durante o 241º Jubileu do Senhor Bom Jesus de Matosinhos haverá o atendimento de confissões nos seguintes horários: 7h às 11h30 e 13h30 às 17h, no Salão de Confissões. Ainda, em frente à Basílica haverá o Santo Terço, às 17h30 e roda dos violeiros às 20h. O Santuário ainda ficará aberto todos os dias para a visitação de 6h às 18h.

Confira aqui a programação completa

Foto: Padre Geraldo Gabriel Pinto

Agenda