sábado

, 18 de maio de 2024

V Romaria das Águas e da Terra da Bacia do Rio Doce será realizada neste fim de semana

31 de agosto de 2022 Arquidiocese

A Diocese de Guanhães (MG) acolhe neste domingo, 04 de setembro, a V Romaria das Águas e da Terra da Bacia do Rio Doce. A peregrinação será realizada na cidade de Conceição do Mato Dentro (MG) e refletirá sobre o tema permanente “Bacia do Rio Doce, nossa Casa Comum” e o lema “Aos pés do Bom Jesus, cuidar da Mãe Terra, das Águas e da Vida”.

A Romaria das Águas e da Terra surgiu após o rompimento da Barragem do Fundão, ocorrido em novembro 2015 em Mariana (MG), e tem como intuito ser um movimento em prol da vida humana e da natureza. A sua primeira edição aconteceu em junho de 2016 no município de Resplendor (MG). Já em 2018, foi a vez da Arquidiocese de Mariana acolher a peregrinação.

“Já tendo sido realizada em toda a Província Eclesiástica de Mariana (MG), agora rompemos as fronteiras dessa Região Eclesiástica para celebrar exatamente onde se encontram as bacias do Rio Doce, São Francisco e Jequitinhonha, bem como os biomas da Mata Atlântica e do Cerrado”, destaca o Bispo de Guanhães, Dom Otacílio Ferreira de Lacerda, em cartilha convidando a participação dos fiéis.

Imagem: Divulgação

Em comunhão com as demais Igrejas Particulares da Província Eclesiástica de Mariana, o Representante desta Arquidiocese na Comissão para o Meio Ambiente da Província, Padre Marcelo Santiago Moreira, motiva os fiéis a participarem desse evento.

“Queremos convidar a você para, aos pés do Senhor Bom Jesus, cuidar da Mãe Terra, das Águas e da Vida no compromisso profético de anúncio e denúncia pela regeneração da Bacia do Rio Doce e em defesa de todos os atingidos e atingidas”, convoca o sacerdote.

A Arquidiocese de Mariana, por meio da Região Norte, está organizando gratuitamente uma caravana para a Romaria. Os interessados em participar devem entrar em contato com o Centro de Pastoral Arquidiocesano de Mariana pelo número (31) 3557-3167 e procurar pela Eliete até esta quinta-feira, 1º de setembro. No ato da inscrição é preciso informar o nome completo e o número da identidade (RG). O ônibus sairá de Mariana no sábado, 03 de setembro, às 23h, passando também pela rodoviária de Ouro Preto (MG).

Outras informações sobre caravanas saindo das demais regiões pastorais da Arquidiocese de Mariana devem ser consultadas nos centros regionais de pastoral.

Programação

Em sua 5ª edição, a peregrinação acontece na cidade de Conceição do Mato Dentro (MG). A acolhida dos romeiros (as) será às 6h30, no Ginásio São Francisco. No mesmo local, às 8h, haverá abertura do evento, seguida da caminhada pelas ruas da cidade até o Santuário do Bom Jesus. Já às 11h, haverá a Santa Missa presidida por Dom Otacílio Ferreira. O encerramento está previsto para às 13h com almoço.

Confira a mensagem do Padre Marcelo sobre a V Romaria das Águas e da Terra:

Foto: Thalia Gonçalves

Agenda