sexta-feira

, 29 de março de 2024

Vaticano envia carta à CNBB para agradecer o reconhecimento dos bispos ao trabalho do núncio apostólico

22 de dezembro de 2020 Igreja no Brasil

Em despedida ao núncio apostólico Dom Giovanni D’Aniello, a presidência da CNBB enviou uma carta de agradecimento ao secretário de Estado do Vaticano, cardeal Pietro Parolin. Segundo o documento, os bispos desejam “manifestar incondicional apreço e gratidão ao serviço eclesial qualificado prestado à Igreja no Brasil por Sua Excelência Dom Giovanni D’Aniello, nosso núncio apostólico entre 2012 e 2020.” Outra carta, também de agradecimento, foi enviada ao Papa Francisco.

Em resposta à manifestação da CNBB, o cardeal Parolin enviou a seguinte correspondência:

“Recebi com viva satisfação a carta 0400/20, do dia 17 de setembro passado, que Vossa Excelência e os membros da Presidência da Conferência Nacional dos Bispos do Brasil tiveram a amabilidade de dirigir-me, em nome de todo Episcopado Brasileiro, por ocasião do termo da missão do Excelentíssimo Núncio Apostólico Mons. Giovanni D’Aniello.

De modo particular me alegrou verificar o apreço que sentem pelo trabalho pastoral realizado nos oito anos de serviço de Mons. D’ Aniello nessa nobre terra brasileira, por sua incansável presença em várias circunstâncias e localidades desse imenso país, pela disponibilidade, acolhida e solidariedade que ele demonstrara aos Bispos e a todas componentes da Igreja Católica no Brasil. E avaliação positiva mereceu-lhes também o empenho com que o Núncio cessante procurou manter e desenvolver boas relações diplomáticas entre a Santa Sé e a República Federativa do Brasil.

O Papa Francisco, a quem devidamente informei do conteúdo da carta de Vossa Excelência, expressou seu comprazimento, pedindo-me para fazer chegar à CNBB e a todo querido povo brasileiro a sua Bênção Apostólica, juntamente com a certeza de sua proximidade orante neste tempo difícil de pandemia, que infelizmente tem flagelado tão fortemente também esse país.

Estou certo de que a Igreja Católica no Brasil saberá, sob a guia prudente dos seus Bispos, responder pronta e eficazmente aos grandes desafios pastorais do momento presente.

Por isso mesmo, a fim de poder estar cada vez mais próximo de vocês, o Papa Francisco já nomeou um novo Núncio Apostólico na pessoa do Excelentíssimo Mons. Giambattista Diquattro, Arcebispo titular de Giromonte, que em breve vai chegar a Brasília para dar continuidade «à galeria – nas palavras de Vossa Excelência – de importantes e reverenciados Núncios no Brasil».

Neste contexto, considero significativo e talvez útil lembrar as palavras que o Papa Francisco dirigiu precisamente aos Bispos brasileiros, quando lhes encontrou em 2013 no Rio de Janeiro, por ocasião da memorável Jornada Mundial da Juventude: «o resultado do trabalho pastoral não assenta na riqueza dos recursos, mas na criatividade do amor. Fazem falta certamente a tenacidade, a fadiga, o trabalho, o planejamento, a organização, mas, antes de tudo, você deve saber que a força da Igreja não reside nela própria, mas se esconde nas águas profundas de Deus, nas quais ela é chamada a lançar as redes».

Desejo a Vossa Excelência e a todos Bispos do Brasil a força e a coragem apostólica para lançarem as redes da Igreja nas profundas águas de Deus, mesmo neste período de particulares desafios.

Creio, enfim, que seria desejável e oportuno que a presente troca de correspondência entre Vossa Excelência e a minha pessoa se possa tornar pública no site ou noutras publicações da CNBB, inclusive com a finalidade de levá-la ao conhecimento de todos Bispos do Brasil e de cada um dos fiéis.

Ao mesmo tempo que me confio à sua oração à Bem-aventurada Virgem Aparecida, asseguro a minha solidariedade espiritual a Vossa Excelência e a todos Irmãos no Episcopado e de bom grado aproveito a ocasião para me confirmar, com sentimentos de distinta e cordial estima,

de Vossa Excelência Reverendíssima

dev.mo

Secretário de Estado”

Agenda