sábado

, 20 de abril de 2024

Venerável Ordem Terceira de Nossa Senhora das Mercês e Perdões comemora 280 anos e celebra festividades jubilares em Ouro Preto

19 de setembro de 2023 Arquidiocese

A Venerável Ordem Terceira de Nossa Senhora das Mercês e Perdões (Mercês de Baixo), em Ouro Preto (MG), tem a honra de convidar a todos para participar das festividades em honra à Mãe de Deus e Redentora dos Cativos, que ocorrerão dos dias 27 de setembro a 1º de outubro.

Este ano jubilar, marca o 280º aniversário da fundação da Irmandade de Nossa Senhora das Mercês e o bicentenário de sua elevação à categoria de Ordem Terceira “Mercês e Perdões”. Por isso, o desejo é celebrar essa ocasião especial com grande júbilo e devoção, seguindo as raízes deixadas pelo glorioso Pedro Nolasco, Pai e fundador da Ordem Mercedária.

Confira a programação das celebrações:

Tríduo Preparatório (27 a 29 de setembro de 2023):

18h30 – Oração do Santo Terço

19h – Santa Missa e Tríduo Solene em honra à Nossa Senhora das Mercês.

30 de setembro – sábado:

Dia Festivo em honra ao Senhor Bom Jesus dos Perdões e Nossa Senhora da Saúde

15h – Adoração ao Santíssimo Sacramento.

18h30 – Bênção do Santíssimo Sacramento.

19h – Santa Missa festiva em louvor ao Senhor Bom Jesus dos Perdões e a Nossa Senhora da Saúde, com a profissão dos novos irmãos e apresentação dos noviços. Logo após, haverá uma procissão com as imagens do Senhor Bom Jesus e da Senhora da Saúde, percorrendo as ruas das Mercês, São Francisco de Assis, Cláudio Manoel, Largo do Coimbra e rua das Mercês, com a chegada marcada pela Bênção do Santo Lenho.

1º de outubro – domingo:

DIA FESTIVO EM HONRA A NOSSA SENHORA DAS MERCÊS

06h – Alvorada festiva.

08h30 – Santa Missa festiva em memória de todos os irmãos mercedários, vivos e falecidos, transmitida pela Rádio Itatiaia Ouro Preto.

10h – Santa Missa Solene Cantada em louvor a Nossa Senhora das Mercês, seguida da posse da nova Mesa Administrativa.

15h – Momento Mariano, com louvores e orações.

18h – Santa Missa Festiva em honra dos devotos de Nossa Senhora das Mercês. Após a missa, procissão com a veneranda imagem da Virgem Redentora dos Cativos. Ao final, acontecerá a Solene “Te Deum” e a Bênção do Santíssimo Sacramento, encerrando assim as festividades em honra à Virgem Maria, Senhora das Mercês.

A Venerável Ordem Terceira de Nossa Senhora das Mercês e Perdões espera ansiosamente a participação de todos nessa celebração jubilosa e religiosa. Unidos em fé e devoção, momentos de reflexão e gratidão por esses 280 anos de história e devoção à Nossa Senhora das Mercês, redentora dos cativos, serão compartilhados.

Texto: Marcelo Gonçalves

Foto: Christian Dias

Agenda