sexta-feira

, 29 de março de 2024

Vida profética de Dom Luciano será lembrada em Romaria

12 de setembro de 2019 Arquidiocese

A vida profética do servo de Deus Dom Luciano Mendes de Almeida será lembrada na 2ª Romaria Dom Luciano em favor da vida, no dia 29 de setembro, em Barão de Cocais. A caminhada, que encerrará o 7° Fórum Social pela Vida, também tem como o objetivo celebrar o Jubileu Arquidiocesano das Pastorais Sociais.

Segundo Leci Nascimento, da equipe de organização, a primeira Romaria aconteceu no 6º Fórum Social, em Conselheiro Lafaiete. “Naquele ano  foram celebrados os dez anos de Dom Luciano Mendes de Almeida junto de Deus, fazendo memória profética da sua vida e seus serviços em nossa Arquidiocese. Para as edições seguintes do fórum, então o 7° Fórum Social encontra-se neste contexto, foi acolhida a proposta de se manter a realização da Romaria Dom Luciano sob o tema ‘Romaria Dom Luciano em favor da vida’”, disse.

Leci acrescenta que Dom Luciano foi um grande incentivador dos Fóruns Sociais e que essa característica será lembrada. “Este ano, nas três paradas que faremos vamos exatamente refletir sobre a presença sempre constante e marcante de Dom Luciano em todos os espaços que defendiam e promoviam a vida”.

A Romaria será iniciada no poliesportivo, ás 9h, onde a primeira parada acontecerá. “Neste momento a Região Norte é a responsável por nos ajudar a fazer uma memória profética da vida e dos serviços prestados na Arquidiocese de Mariana por Dom Luciano ao longo de seu pastoreio, que são muitos. Entende-se que é impossível enumerá-los, mas alguns serão lembrados. A 2ª parada dar-se-á às margens do rio, e será uma oportunidade para a reflexão sobre a nossa Casa Comum e o meio Ambiente. Muito propícia à reflexão num momento de tanta degradação do meio ambiente e às vésperas do Sínodo da Amazônia que é momento de esperança para nós e o mundo inteiro. As Regiões Oeste e Centro são as responsáveis por este momento. Dom Luciano, como sabemos, estava sempre inserido nas lutas a favor do povo e do meio ambiente. A terceira parada acontece na praça principal da cidade e a Região Leste, vai dar ênfase nas políticas públicas e o nosso compromisso com o pobre”, disse.

Leci sublinha que a caminhada será orante e profética, como a vida do Servo de Deus Dom Luciano. “Esperamos que muitos venham caminhar. Precisamos muito da intercessão de Dom Luciano em momentos tão desafiantes da história da humanidade”, afirmou.

A Romaria será encerrada no Poliesportivo com uma celebração final presidida pelo Arcebispo de Mariana, por Dom Airton José dos Santos.

Agenda