quinta-feira

, 09 de janeiro de 2025

VII Semana Dom Luciano é concluída em Mariana

02 de setembro de 2024 Arquidiocese

Após cinco dias de reflexão e conhecimento, a VII Semana Dom Luciano foi concluída na sexta-feira, 30 de agosto. Conversa sobre os artistas mineiros dos séculos XVIII e XIX, além da certificação dos alunos da pós-graduação em História da Arte Sacra da Faculdade Dom Luciano Mendes (FDLM) marcaram o encerramento.

Os artistas mineiros

Durante a tarde, o evento recebeu as professoras D.ra Adalgisa Arantes Campos, D.ra Myrian Andrade Ribeiro e D.ra Valéria Sávia Tomé França no auditório Dom Oscar para a mesa redonda “Artistas do Século XVIII e XIX em Minas Gerais”.

Na ocasião, a especialista em arte barroca setecentista, D.ra Myrian Ribeiro apresentou a conferência “Aleijadinho e as Imagens Religiosas em Minas”. A pesquisadora fez um breve histórico de sua vida acadêmica, apresentando o contexto de suas pesquisas e experiências no estudo da história da arte.

Em sua pesquisa, ela divide a obra de Aleijadinho em três fases: Formação do Estilo (1760 a 1774); Maturidade e Realismo (1774 a 1790); Espiritualidade Sublimada (1790 a 1812). Essas fases foram explicadas de forma detalhada, com fotografias das obras analisadas.

D.ra Myriam também realizou uma análise minuciosa das imagens das Capelas dos Passos da Paixão de Cristo, em Congonhas (MG). Por fim, apresentou exemplos de imagens falsas, definindo os conceitos de “falso e cópia” no contexto das artes, e explicou como identificar essas falsificações.

Em seguida, foi a vez da D.ra Adalgisa Campos, também especialista no barroco setecentista, apresentar a conferência com o tema “Manoel da Costa Ataíde: Novos Apontamentos”. Na oportunidade, ela expôs as origens de Ataíde, bem como o “estado da arte” dos estudos sobre o artista.

Em seguida, Adalgisa mostrou as análises realizadas na Igreja de Santo Antônio, em Itaverava (MG), que comprovam que as pinturas ali presentes são de autoria do mestre português. Ela finalizou com uma explicação sobre a Igreja de Santo Antônio, em Ouro Branco (MG), explicando porque atribui as pinturas do templo ao Mestre Ataíde. Após as apresentações, o espaço foi aberto para perguntas e discussões.

Missa em ação de graças e certificação dos alunos da pós-graduação

Concluindo as atividades do evento, à noite, foi realizada na Igreja São Pedro dos Clérigos, em Mariana (MG), uma missa em ação de graças pela conclusão da VII Semana Dom Luciano e do curso de pós-graduação em História da Arte Sacra. A celebração foi presidida pelo Diretor Acadêmico da FDLM, Padre Edvaldo Antonio de Melo, e concelebrada pelos demais sacerdotes presentes.

Após a missa, o Coral do Seminário São José apresentou o concerto musical “De Maria a José rumo à esperança”. Ao final, foi realizada a cerimônia de colação de grau dos concluintes da pós-graduação em História da Arte Sacra, com a entrega dos certificados.

Texto: Sérgio Rodrigues Borges de Medeiros, discente do 2º período de filosofia da FDLM

Acompanhe a cobertura completa da Semana Dom Luciano:

Abertura da sétima Semana Dom Luciano destaca a importância da Arquidiocese de Mariana como produtora de conhecimento

Conferências sobre a Arquidiocese de Mariana e São Tomás de Aquino marcam primeira noite da Semana Dom Luciano

História da Arquidiocese e os candidatos a santos marcam segundo dia da Semana Dom Luciano

História do Colégio Providência, em Mariana, é destaque na VII Semana Dom Luciano

Santo Tomás de Aquino a Mestre Arouca: comunicações diversas marcam quarto dia da Semana Dom Luciano