quinta-feira

, 30 de maio de 2024

“Você tem fome e sede de quê?”: provoca à reflexão o 29º Grito dos Excluídos e Excluídas; confira a programação da Arquidiocese

29 de agosto de 2023 Arquidiocese

Tradicionalmente, além do Dia da Independência, o 07 de setembro é marcado pela realização do Grito dos Excluídos e Excluídas. Chegando em sua 29ª edição, neste ano, a mobilização provoca à reflexão por meio do lema “Você tem fome e sede de quê?”, em sintonia com a Campanha da Fraternidade 2023.

Incentivando a participação de todos no ato, a Dimensão Sociopolítica da Arquidiocese de Mariana realiza a partir desta quarta-feira, 30 de agosto, uma série de lives sobre os cinco eixos do Grito: políticas públicas; democracia e soberania; violências estruturais, patriarcado, racismo, machismo; povos originários; e desigualdade, economia, justiça social. As conversas serão transmitidas pelas redes sociais (YouTube e Facebook) da Arquidiocese de Mariana a partir das 20h.

Confira a programação:

  • 30 de agosto, às 20h – Região Oeste – “Políticas Públicas”.
  • 31 de agosto, às 20h – Região Norte – “Democracia e Soberania”.
  • 1º de setembro, às 20h – Região Leste- “Violências estruturais”.
  • 04 de setembro, às 20h – Região Sul – “Povos Originários”.
  • 05 de setembro, às 20h – Região Centro – “Desigualdade, economia e justiça social”.

Dia do Grito

Cartaz do Grito dos Excluídos e Excluídas 2023.

Como já é de costume, na Arquidiocese de Mariana, a realização do Grito dos Excluídos e Excluídas no dia 07 de setembro será realizado na cidade de Congonhas (MG). Em carta enviada às paróquias, o Assessor Arquidiocesano da Dimensão Sociopolítica, Padre Marcelo Moreira Santiago, convida a todos para se juntarem ao ato:

“Tragam suas bandeiras de luta social e dos grupos eclesiais aos quais pertence, faixas, cartazes, instrumentos musicais… e, sobretudo, muita alegria, ânimo renovado, fé, coragem e profecia”, incentiva.

Ele ainda solicita, de modo especial, aos párocos e administradores paroquias e às equipes paroquiais de animação litúrgica a “fazerem menção ao Grito dos Excluídos e Excluídas nas celebrações paroquiais que antecedem ao dia 07 setembro (02 e 03 – sábado e domingo) e no dia principal (quinta-feira), como, por exemplo, na homilia, nas preces da comunidade… sempre registrando o compromisso comunitário paroquial, à luz da fé e no seguimento de Jesus Cristo, com o serviço da caridade”, solicita Padre Marcelo.

Confira a programação do Grito:

  • 8h – Concentração, acolhida e animação, na Praça da Matriz de Nossa Senhora da Conceição;
  • 9h – Oração;
  • 9h15 – Falas: saudações e falas sobre os eixos temáticos;
  •  10h30 – Caminhada rumo ao Santuário do Senhor Bom Jesus de Matosinhos;
  • 12h – Missa.

Sobre o Grito dos Excluídos e Excluídas

Com a primeira edição realizada em 1995, o Grito dos Excluídos e Excluídas é apoiado pela Conferência Nacional dos Bispos do Brasil (CNBB) desde 1996 e tem como tema fixo “Vida em primeiro lugar!”, colocando o desafio da reconstrução do país.

Em carta de apoio da CNBB à mobilização de 2023, o Presidente da Comissão Episcopal para a Ação Sociotransformadora da entidade, Dom José Valdeci Santos Mendes, afirma que “o Grito, enquanto construção coletiva, nos ensina que só com a participação popular, de baixo para cima, é que podemos discutir e encontrar as soluções”.

“Nesses 29 anos do Grito dos Excluídos e Excluídas continuamos lutando para que a vida esteja sempre em primeiro lugar. E para isso nossa fome e sede de justiça precisam ser saciadas com a fartura e a generosidade que nosso povo tanto nos ensina.

E que, num grande Mutirão pela Vida, somado aos mutirões da 6ª Semana Social Brasileira mobilizados pelas Igrejas, pastorais, organismos, movimentos populares e pessoas de boa vontade, possamos defender e garantir os direitos dos pobres e marginalizados. É marca histórica do Grito, desde seu início, a defesa da democracia e da soberania dos povos”, destaca Dom José Valdeci.

Leia a Carta da CNBB na íntrega aqui

Conheça o Jornal do Grito

Conheça o hino do 29º Grito dos Excluídos e Excluídas: