quinta-feira

, 28 de março de 2024

“Vocês serão ministros da caridade, ministros do serviço”, disse Dom Airton na ordenação diaconal

12 de outubro de 2020 Arquidiocese

“Vocês serão ministros da caridade, ministros do serviço. Caridade e serviço são sinônimos. Serviço à Deus e aos irmãos e irmãs que mais sofrem, aos pequenos. Os diáconos deixam entrever, nestes gestos de carinho, compreensão e proximidade, entrever Jesus Cristo que se dobra para servir os irmãos e irmãs que sofrem”, afirmou o arcebispo de Mariana, Dom Airton José dos Santos na ordenação diaconal dos seminaristas João Luiz da Silva (Piranga), Leonardo Sérgio Rosa Carvalho (Barbacena), Lucas Muniz Alberto (Santa Bárbara) e Ronaldo Henrique Furtado (Barbacena). A missa foi celebrada na igreja de Nossa Senhora Aparecida, em Mariana, na tarde do último sábado (10) e contou com a presença de amigos, familiares e padres da arquidiocese.

Ainda na homilia, Dom Airton destacou que o serviço da caridade é um serviço aos irmãos e irmãs que mais sofrem e os diáconos tem essa responsabilidade. “Eles se tornam a ação de Cristo no meio da Igreja. Por isso são os discípulos mais queridos do nosso Senhor, porque realizam no dia a dia, no compromisso pessoal, aquilo que Jesus veio fazer, servir a todos”, disse.

Segundo o arcebispo, a igreja, quando escolhe ministros, escolhe homens preparados para serem a transparência de Cristo no mundo. “Os diáconos são aqueles mais queridos do Senhor, porque refletem o que Jesus Cristo veio fazer, veio para servir e para dar a sua vida em resgate de muitos. Jesus Cristo não veio para fazer qualquer coisa, veio para realizar o Reino de Deus e nós somos convidados a perceber esses sinais do reino de Deus na história humana, na nossa história”, destacou.

Dom Airton também lembrou, que para os cristãos, a ordenação diaconal é um momento profundo de recuperação daquilo que se é. “Na figura daquele que é colocado na figura da Igreja, Jesus Cristo atende o seu povo e serve o seu povo. Essa é a imagem que nós devemos ter, e é que os futuros diáconos devem ter. Cristo é o modelo de servidor do Reino. Ele é a boa nova, Ele é a palavra”, disse.

Após a homília, seguiu o rito de ordenação. No final da celebração, os diáconos agradeceram a todos que acompanharam a caminhada vocacional deles.

Agenda