sábado

, 02 de março de 2024

XIII Congresso Latino-Americano e Caribenho de Institutos Seculares será em São Paulo, de 1 a 6 de agosto

24 de julho de 2023 Igreja no Brasil

A Conferência Nacional dos Institutos Seculares do Brasil realiza de 01 a 06 de agosto de 2023, no Instituto Salesiano Pio XI, em São Paulo, Alto da Lapa, o XIII Congresso dos Institutos Seculares da América Latina e Caribe. O evento contará com a participação de cerca de 120 consagrados e consagradas seculares de diversos Institutos e provenientes de 15 países, além de convidados, conferencistas e representantes de Organismos da Igreja.

O tema orientador do Congresso será “Mística e Profecia na Secularidade”. Ilumina a reflexão do tema, a citação de João 8, 26: “O que ouvi Dele é o que eu falo ao mundo”. O Congresso terá como objetivo refletir, discernir e comprometer-se para encontrar novos e corajosos caminhos, suscitados pelo Espírito Santo, para responder como vocação e missão ao mundo secularizado. Haverá depoimentos sobre experiências de vida consagrada secular e missão de diversos países, também palestras, reflexões em grupos, momentos de oração e confraternização para atingir os objetivos propostos.

Na conclusão do Congresso será redigida uma carta compromisso para que as propostas do Congresso se concretizem. A carta do Papa Francisco em comemoração aos 75 anos da Provida Mater Ecclesia será refletida, visando à relação entre secularidade e consagração, forma de estar no mundo como fermento evangélico para renovar o poder criativo e profético. Há urgência de uma caminhada sinodal e as Encíclicas Laudato Si e Fratelli Tutti nortearão esse caminho.

O Congresso foi precedido por uma série de encontros virtuais com transmissão pelo canal da CNISB no YouTube. O Pré-Congresso aconteceu em setembro de 2022, seguido de encontros sobre os temas em 2023: Mística em março, Secularidade em abril e o último no mês de junho sobre Profecia.

História

Os Congressos dos Institutos Seculares são realizados a cada quatro anos, sediado cada vez em um país da América Latina ou do Caribe. O primeiro aconteceu no Rio de Janeiro em 1975 e o último em Buenos Aires, em 2018.

Reunidos nesse espaço de discussão, os Institutos Seculares têm tratado de assuntos que envolvem o crescimento e expansão, bem como a divulgação da Vida Consagrada Secular e os carismas presentes na América Latina e Caribe. Nessa tradição, emerge sempre a preocupação de refletir sobre a consagração secular para afirmar essa vocação e responder à sua missão.

É também uma oportunidade de mobilização dos Consagrados Seculares a testemunhar no mundo a alegria e a esperança da vida consagrada secular, a reafirmar sua identidade dentro do contexto latino-americano e a direcionar sua ação missionária, conforme o carisma específico de cada Instituto, como presença profética no âmbito profissional, eclesial e social.

O que são os Institutos Seculares?

Os Institutos Seculares são uma das formas de Vida Consagrada reconhecidas juridicamente pela Igreja através da Constituição Apostólica Provida Mater Ecclesia do Papa Pio XII de 02 de fevereiro de 1947. Seus membros, como consagrados seculares, vivem no meio do mundo, nas condições ordinárias da vida (Secularidade) e se consagram a Deus professando os conselhos evangélicos de Castidade, Pobreza e Obediência (Consagração), visando transformar o mundo a partir de dentro, santificá-lo e enriquecê-lo com o Espírito do Evangelho.

Saiba mais sobre os Institutos Seculares ou a Vida Consagrada Secular no site da CNISB.

Texto e imagem: Comunicação CNISB

Agenda