quinta-feira

, 30 de maio de 2024

Pároco

Pe. Geraldo Gabriel Pinto

Vigário Paroquial

Pe. José Luiz da Silva

Vigário Paroquial

Pe. Osni dos Santos Batista

Diácono

Diác. Carlos Alberto Amaral do Val

Festa do Padroeiro

08/12

Data de Fundação

1709

Telefone

(31) 3763-2779

Site

Clique aqui

E-mail

igrejamatrizcl@yahoo.com.br

Paróquia Nossa Senhora da Conceição

A cidade de Conselheiro Lafaiete está situada na região centro-leste de Minas Gerais, no vale do Rio Paraopeba. Era conhecida na era colonial como arraial dos Carijós. O povoado foi elevado à condição de freguesia e Paróquia sob a proteção de Nossa Senhora da Conceição, aos esforços de alguns aventureiros que, no princípio do século XVIII, minerando a Serra do Ouro Branco, mancomunaram-se com os indígenas da tribo dos Carijós, então em aldeamento naquelas paragens e deram ao arraial o nome de “Senhora da Conceição do Campo Alegre dos Carijós”. Daí a fundação de sua Igreja Matriz, tão sólida e estrategicamente construída.

Sob a invocação da padroeira Nossa Senhora da Conceição, a Paróquia foi instituída em 1709, pelo bispo do Rio de Janeiro, Dom Francisco de São Jerônimo e foi a 13ª de Minas, em ordem cronológica.

Nos primeiros anos do século XVIII, já existia o arraial, onde foi erigida a capela de Nossa Senhora da Conceição, subordinada à Matriz de Furquim. Mais três capelas foram erigidas em fases posteriores àquela primitiva Igreja: a de Santo Antônio no ponto mais alto da cidade – morro/colina de Santo Antônio, a capela dedicada a Nossa Senhora do Carmo, no centro da cidade alta e a capela de São Sebastião na parte baixa da cidade, denominada pelo nome daquele bairro de Lafaiete, próximo à estação ferroviária, que recebeu esse nome ao ser inaugurada em 15 de dezembro de 1883, homenagem ao ilustre estadista Lafayette Rodrigues Pereira. […]

Outra circunstância para a qual convém chamar a atenção é a de mencionar “Igreja” e não capela, corroborando a informação do Cônego Trindade, de que era freguesia desde 1709. Foram os seguintes, seus primeiros vigários colados: Padres Simão Caetano de Moraes Barreto, Antônio José de Abreu Fortunato Gomes Carneiro, Cândido Tadeu Pereira Brandão. Domiciano Teixeira Campos e José Vieira de Souza Barros. Num relatório datado de 1849, assinado pelo vigário Pe. Eteneto Antônio Machado, lê-se: “Esta Igreja não só é uma das mais antigas, como muito bem construída, toda de pedra e cal; e toda ela está, não só por dentro, como por fora, muito decente” (Igrejas de Minas, Relatórios dos Vigários, 1849, A. P. M.).

Leia a história completa da paróquia em: igrejamatrizcl.com.br/a-paroquia/historia/ 

Foto: Site da Paróquia Nossa Senhora da Conceição