sexta-feira

, 03 de maio de 2024

Pároco

Mons. Danival Milagres Coelho

Vigário Paroquial

Pe. Isauro Santana Biazutti

Vigário Paroquial

Pe. Tarcísio Fortunato Mateus

Vigário Paroquial

Pe. Túlio Otávio Filardi

Diácono

Diác. Antônio Rodrigues do Prado

Diácono

Diác. Evanildo Cândido Machado

Festa do Padroeiro

15/09

Data de Fundação

19/08/1726

Telefone

(32) 3331-6530 (32) 3331-0270

Site

Clique aqui

E-mail

santuario.piedade@hotmail.com

Paróquia Nossa Senhora da Piedade

No ano de 1725, o quarto bispo do Rio de Janeiro, frei Dom Antônio de Guadalupe, criou a Freguesia de Nossa Senhora da Piedade, que teve a antiga capela como matriz provisória até 1730, quando a sede foi transferida para a Capela de Nossa Senhora do Pilar na Fazenda do Registro Velho, (atual Sá Fortes) capela esta que caiu em ruínas e desapareceu por completo em meados do século XIX. O primeiro vigário foi o Pe. Luiz Pereira da Silva. Em 27 de novembro de 1748, a freguesia foi definitivamente transferida para a Igreja Nova de Nossa Senhora da Piedade (atual matriz).

No ano de 1749 foi fundada a Irmandade do Santíssimo Sacramento que deu continuidade às obras e adquiriu para a matriz valiosos objetos sacros de prata e imagens diversas.

No ano de 1751 foi erigida a Irmandade de São Miguel e Almas e a Primitiva Irmandade do Carmo, que em 1890 originaria a Venerável Ordem Terceira do Carmo de Barbacena.

Em 1754 foi fundada na Matriz da Piedade a Irmandade de Nossa Senhora da Boa Morte e anos mais tarde a Irmandade de Nossa Senhora do Rosário dos Pretos, que em 1770 iniciou a construção de uma Igreja própria; tal irmandade só obteve aprovação régia em 1809. Durante quase três séculos mais de trinta paróquias se desmembraram do território inicial da Paróquia da Piedade.

Hoje, com quase três séculos de história, a Paróquia Primaz de Barbacena é formada por nove comunidades situadas em dois setores: Setor I (Nossa Senhora da Piedade, Rosário e São Geraldo) e Setor II ( Nossa Senhora das Graças, Nossa Senhora Aparecida, São Cristóvão, São Jorge, Santa Cecília e Santa Ifigênia).

Texto: Paróquia Nossa Senhora da Piedade