domingo

, 07 de agosto de 2022

Pároco

Pe. Carlos Wilson da Silva

Festa do Padroeiro

13/05

Data de Fundação

07/09/1986 Elevada à Paróquia: 23/01/2005

Telefone

(32) 3332-3405

Whatsapp

(32) 98459-5004

E-mail

paroquiadefatimabarbacena@gmail.com

Paróquia Nossa Senhora de Fátima

A Matriz de Nossa Senhora de Fátima está localizada no bairro Grogotó, na cidade de Barbacena (MG). Tudo começou com a união e iniciativa dos moradores do referido bairro. Frequentavam e pertenciam à Paróquia de São Sebastião e alimentavam o sonho e desejo de construírem uma capela para as Celebrações Eucarísticas, dos sacramentos e terem o Santíssimo Sacramento no bairro, para que pudessem adorá-Lo. Acreditavam que as bênçãos de Deus seriam abundantes e a comunidade predominantemente católica se uniria muito mais em torno da Igreja.

Por iniciativa e união dos moradores, conversaram com o então Pároco de São Sebastião, Cônego Leandro de Carvalho Mateus, sobre a construção da Igreja. Obtiveram o assentimento do Cônego Leandro, que ficou muito feliz e se comprometeu a dar todo o apoio espiritual. Organizaram uma pequena comissão e foram à procura do senhor Urias Barbosa de Castro, proprietário do terreno escolhido para o início das obras. O senhor Urias, homem de fé e temente a Deus, ofereceu o terreno gratuitamente para que a comunidade pudesse iniciar a construção. O início das obras foi no mês de julho de 1985.

Aos 12 de outubro do mesmo ano, o Cônego Leandro celebrou a primeira Missa no local e foi escolhida Nossa Senhora de Fátima como padroeira da Igreja. Em 1989, ainda em construção, a capela recebeu o título de Reitoria pelo então Arcebispo de Mariana, Dom Luciano Pedro Mendes de Almeida. No dia 27 de agosto de 1989, o Padre Orozimbo Augusto da Silva tomou posse como o primeiro Reitor da Reitoria de Nossa Senhora de Fátima, permanecendo até janeiro de 1993, ano em que teve a saúde agravada e acabou falecendo em São José dos Campos – São Paulo. Aos 24 de maio de 1992, Dom Luciano celebrou sua primeira Missa na Reitoria de Fátima. Com a ausência do Padre Orozimbo, Dom Luciano nomeou o Padre Carlos Wilson da Silva, aos 13 de fevereiro de 1993, como o segundo Reitor.

A partir da chegada do Padre Carlos, a Paróquia iniciou uma fase de grande expansão, com a implantação das pastorais e movimentos, surgimento de novas comunidades, ampliação dos espaços construídos na Matriz de Fátima, construções de capelas filiais, organização dos conselhos, etc.

Aos 23 de Janeiro de 2005, a Reitoria recebeu o título de Paróquia por iniciativa de nosso Arcebispo, Dom Luciano. Houve grande alegria, pois assim se realizava o sonho das comunidades da Reitoria. O primeiro pároco ficou sendo Padre Carlos Wilson, que já vinha à frente da Reitoria desde 13 de fevereiro de 1993 e continua como Pároco até os dias atuais.

Hoje a Paróquia é composta pelas seguintes comunidades: Matriz de Fátima (bairro Grogotó); Santa Luzia (bairro Santa Luzia); Sagrado Coração de Jesus (bairro Vista Alegre); São Francisco de Assis (bairro São Francisco); Santa Teresinha do Menino Jesus (localidade rural do Sítio Meneghin); Nossa Senhora Aparecida (localidade rural do Serrão) e Santa Rita de Cássia (localidade rural do Patrimônio).