quinta-feira

, 18 de abril de 2024

Pároco

Pe. Marcelo Moreira Santiago

Vigário Paroquial

Pe. Enzo dos Santos

Vigário Paroquial

Pe. Jean Lúcio de Souza

Diácono

Diác. Vicente de Paula Sampaio Lima

Diácono

Diác. Robson Adriano Fonseca Dias Silva

Festa do Padroeiro

Sexta-feira da semana seguinte a Corpus Christi

Data de Fundação

14/04/1988

Telefone

(31) 3557-1179 (31) 98864-3562

Whatsapp

31988643562

Site

Clique aqui

E-mail

mariana.paroquia@yahoo.com.br

Paróquia Sagrado Coração De Jesus

A Paróquia Sagrado Coração de Jesus, em Mariana (MG), foi fundada em 14 de abril de 1988. Neste período, no final da década de oitenta, muitas empresas mineradoras fixaram sede no município, o que contribuiu, consideravelmente, para o crescimento do território e da população na área urbana de Mariana. Atento às questões de ordem evangelizadora e pastoral, Cônego Antônio de Pádua Sousa, Pároco responsável pela Paróquia Matriz de Nossa Senhora da Assunção, manifestou a Dom Oscar de Oliveira, Arcebispo de Mariana, à época, a necessidade da criação de uma nova Paróquia. Houve aprovação deste pedido.

A seguir foram estabelecidos os limites e as comunidades que a iriam compor a nova Paróquia: as antigas Paróquias de São Sebastião (em Bandeirantes), Imaculada Conceição (Antônio Pereira), e as comunidades do Sagrado Coração de Jesus (Colina de São Sebastião), Nossa Senhora do Rosário (Rosário), Santa Cruz (Barro Preto), Nossa Senhora das Graças (Jardim dos Inconfidentes e Vila Maquiné), Nossa Senhora Aparecida (Canela e Gogô) e São José Operário (Vila Samarco).

Posteriormente, foram anexadas a antiga Paróquia de Nossa Senhora do Rosário, situada em Pe. Viegas; a comunidade de São Francisco (Vila Maquiné), desmembrada da comunidade de Nossa Senhora das Graças; a comunidade de São Judas Tadeu (São Cristóvão), Nossa Senhora de Fátima (Alto da Colina), São Geraldo (Estrela do Sul), Santa Ifigênia (Alto do Rosário) e São Miguel Arcanjo (Fonte da Saudade, antiga Vila Samitre).

Após o rompimento da Barragem de Fundão, em 2015, que destruiu a localidade de Bento Rodrigues, a comunidade de São Bento também passou a integrar a Paróquia do Sagrado Coração de Jesus.

Atualmente, a Paróquia Sagrado Coração de Jesus, de Mariana, é composta por dezesseis comunidades. Nela estão constituídas diversas pastorais, conselhos, ministérios, movimentos e associações religiosas.