sábado

, 13 de julho de 2024

Pároco

Pe. Alex Martins de Freitas

Vigário Paroquial

Pe. Jorge Henrique Abreu Tanus, CP

Festa do Padroeiro

26/07

Data de Fundação

04/06/1858

Telefone

(31) 99856-7704

Whatsapp

31998567704

E-mail

parsantanajequeri@gmail.com

Paróquia Sant’Ana

A Paróquia de Sant’Ana, em Jequeri (MG), tem uma história rica e significativa. A origem da cidade de Jequeri está na formação do antigo povoado de Santana do Jequeri, na margem esquerda do Rio Casca, por volta de 1848. Os primeiros moradores eram fazendeiros atraídos pela fertilidade da terra.

A povoação surgiu com a construção de uma capela dedicada à Sant’Ana e com a doação das terras, o que contribuiu para o desenvolvimento da comunidade.

A capela inicial, que deu lugar à Paróquia de Sant’Ana, foi fundada em 1858. Esse marco é significativo, pois representa a consolidação da fé e da comunidade local. Ao longo dos anos, a paróquia tem sido um ponto central para os eventos religiosos e culturais da cidade.

Existe documentação nos arquivos da Igreja Matriz, no livro de Tombos, que comprovam a existência de fazendeiros na região desde 1838, onde se solicita à Cúria de Mariana aprovação para construção de um cemitério na Fazenda Providência de Santana, do fazendeiro Cap. Joaquim Antônio Ribeiro. Nesta época, o município pertencia à Mariana, que tinha seus domínios até a região de Manhuaçu.

A primeira missa foi celebrada em 31 de agosto de 1848 em Capela provisória, construída de pau a pique e coberta com folhas de palmeira.

Fonte: Paróquia Sant’Ana, em Jequeri