A Paróquia Santo Antônio, em Santo Antônio do Grama (MG), foi elevada à categoria de freguesia canônica, por Portaria de 27 de novembro de 1886, tendo sido desmembrada de Santana de Jequeri, à qual pertencia, como capela filial desde a sua fundação no ano de 1850. A primeira capela foi construída em 1850, por licença concedida por Dom Antônio Ferreira Viçoso, Bispo de Mariana.
A primeira igrejinha matriz teve seu início em 1867, sendo o primeiro vigário o Revmº Padre Cândido Synfrônio de Castro, no período de 1886 até março de 1888, quando surgem os primeiros registros do sacramento do batismo.
Outra personalidade importante para a paróquia foi o vigário, Padre Antônio Ribeiro Pinto. Em duas oportunidades, ele foi pároco em Santo Antônio do Grama por 26 anos (de 1º de maio de 1921 a 2 de fevereiro de 1947), tendo ajudado à igreja e ao município em muitos empreendimentos, como a construção da atual matriz e da Igreja Santa Ephigenia. Ainda, foi grande incentivador da música, da cultura, do folclore, do congado, reconstruiu o cemitério e deixou fama de santidade a quem os paroquianos sempre recorrem.
Fonte: Paróquia Santo Antônio, em Santo Antônio do Grama