quinta-feira

, 11 de agosto de 2022

Pastoral da Sobriedade

A Pastoral da Sobriedade é a ação concreta da Igreja na Prevenção e Recuperação da Dependência Química.

Atuação especial da Igreja, diante de um problema da sociedade

Considerando que 25% da população brasileira está, direta ou indiretamente, ligada ao fenômeno das drogas, que cada vez mais cedo os adolescentes entram em contato com as drogas, carregando consigo, em média, quatro outras pessoas, chamadas de co-dependentes, membros da família e amigos, a Pastoral da Sobriedade capacita aqueles, que de alguma maneira, se identificam com a causa e desejam lutar pela vida, tornando-se um Agente da Pastoral da Sobriedade.

É uma ação pastoral conjunta que busca a integração entre todas as Pastorais, Movimentos, Comunidades Terapêuticas Parceiras, Casas de Recuperação para, através da pedagogia de Jesus-Libertador, resgatar e reinserir os excluídos, propondo uma mudança de vida através da conversão.

Para assumirmos nosso compromisso na prevenção e na recuperação dos dependentes químicos e de seus familiares, com o Grupo de Autoajuda, através de reuniões semanais vivenciando os 12 Passos da Pastoral da Sobriedade, fundamentados e baseados no Evangelho e na doutrina da Igreja. Como Igreja, veio para somar com todas as iniciativas já existentes nesta área, querendo trabalhar em conjunto, principalmente, na Prevenção e Atuação Política.

 

Assessor Arquidiocesano: Pe. Ronaldo Henrique Furtado

E-mail: ronaldohfurtado@hotmail.com

Coordenadora: Marilúsia Vieira Rezende

E-mail: mv_rezende@yahoo.com.br

Fonte: Pastoral da Sobriedade