domingo

, 16 de junho de 2024

Renovação Carismática Católica

A Renovação Carismática Católica (RCC) nasceu em 1967, na Universidade de Duquesne (EUA). Os jovens que lá estudavam fizeram uma profunda experiência com o Espírito Santo que se espalhou para outras partes do mundo. O Movimento chegou ao Brasil em 1971 e rapidamente se espalhou pelo país, chegando à Arquidiocese de Mariana por volta de 1980.

Mas o que é essa Renovação? É um Movimento que evangeliza a partir de um encontro pessoal com as três pessoas da Santíssima Trindade, destacando a pessoa do Espírito Santo, que nos revela Jesus e a pessoa do Pai.

Outra maneira de dizer: evangelizamos a partir do “Batismo no Espírito Santo”. O que é isso? Um novo Batismo? Não se trata de um novo sacramento. Quando recebemos o Batismo sacramental, recebemos ali o Espírito Santo. Portanto, o “Batismo no Espírito Santo” é uma experiência não-sacramental que transforma a vida da pessoa, fazendo com que a mesma viva de maneira nova, despertando-a para um compromisso maior com a Igreja, com a vida de oração, vivência dos sacramentos, leitura da Palavra de Deus e vida comunitária, conversão, etc.

Outros dois pontos importantes são: a prática dos carismas e a vida em comunidade dentro da RCC. Deus se manifesta com os seus dons para tocar-nos com sua graça; as graças que Ele outrora realizou, continua a realizar através de homens e mulheres que se abrem à sua ação e a principal é a nossa CONVERSÃO, que nos leva à adesão ao seu Reino de amor.

Com relação à vida comunitária, uma das maneiras práticas de viver essa experiência e crescer nela é através do Grupo de Oração. Não é possível um carismático que não frequenta grupo de oração, exceção feita, claro, aos que são consagrados que têm compromissos próprios como padres, bispos, religiosas, etc. A experiência carismática nos leva ao encontro com os irmãos, há uma real necessidade de nos reunirmos para partilhar com outros o que experimentamos.

Em nossa Arquidiocese, a RCC conta com representações nas foranias, Conselho Arquidiocesano, além dos Grupos de Oração em quase todos os municípios.

Texto: Edson Pascoal – Coordenador Arquidiocesano da RCC Mariana (Publicado na edição nº 322 do Jornal Pastoral)

Fonte de pesquisa: https://www.rccbrasil.org.br/blog/2019/07/grupo-de-oracao-rcc/ 

Assessor Arquidiocesano: Pe. Carlos Renato Valle Caetano

Coordenador: Edson Adão Pascoal