terça-feira

, 30 de abril de 2024

Região Mariana Sul se reúne em Barbacena para realização da Assembleia Regional da Catequese

11 de março de 2022 Arquidiocese

Em clima de alegria, de muita motivação e de encontros realizados, ocorreu no último sábado, 05 de março, a Assembleia da Catequese da Região Mariana Sul. A reunião foi realizada no Centro Regional de Catequese, em Barbacena (MG), e teve a presença marcante das paróquias, totalizando a participação de 30 coordenadoras. Ainda, a assessoria foi feita pelo Pároco da Paróquia de Santo Antônio, em Ibertioga (MG), Padre Márcio Henrique Silva.

Como instrumento de trabalho em preparação à assembleia, foi enviado às coordenações um questionário sobre as atividades da Catequese que, após respondido por todas, foi apresentado um VER da realidade catequética da região. A partir disso, percebeu-se que as principais preocupações de todos são a “falta de comunhão entre as paróquias, uma vez que cada uma utiliza uma linguagem diferente” e a rotatividade de catequistas. 

Outros pontos observados foram a solicitação, quase na totalidade, da implementação do Plano Arquidiocesano de Catequese em todas as suas implicações orgânicas e que é necessário que o Batismo seja incluído ou completado no documento, a fim de que se possa caminhar junto, pois o Sacramento é o primeiro e a fazer parte da Iniciação Cristã (IC). 

Em sua fala, Padre Márcio orientou aos participantes a respeito das mudanças históricas da Catequese, pontuando que desafios sempre houveram e muitos foram vencidos com orações, estudos e juntando fé e vida, sempre observando a realidade, e nunca deixando de anunciar Jesus Cristo.

“A equipe de coordenação, o Padre Márcio e os coordenadores paroquiais colaboraram com nossa a assembleia que foi orante, produtiva e animada com a presença de Bruno e Karoline, que ajudaram a rezar e cantar bonito. E, porque não dizer festiva, com a partilha de doces para o almoço”, comentou a Coordenadora da Catequese da Região Sul, Maria de Fátima Tostes. 

Para ela, a assembleia foi um momento de grande importância. “Diante da pandemia, da guerra que ameaça a sobrevivência, dos desafios da fome e do desemprego, percebemos que a fé e a esperança a certeza que Jesus Cristo caminha conosco foram renovados e todos saíram com mais esperança, com ânimo novo e esquecidos dos ‘cansaços’. Voltamos para anunciar Jesus em nossa paróquia com o coração a arder tal como os discípulos de Emaús”, finalizou.

Próximos passos

De acordo com o Coordenador da Dimensão Bíblico-Catequética, Padre Jorge Nato da Mata, no dia 30 de abril haverá uma reunião com a equipe arquidiocesana de Catequese para avaliar as Assembleias Regionais e preparar a Assembleia Arquidiocesana que será dos dias 22 a 24 de julho.

Texto: Maria de Fátima Tostes

Foto: Catequistas da Região Sul

Veja também:

Regiões Mariana Norte e Oeste realizam Assembleia Regional da Catequese

Agenda