Ao final da manhã desta quarta-feira, 27 de abril, foram apresentados ao plenário da 59ª Assembleia Geral da CNBB os três grandes eventos que acontecerão em 2022 e que marcarão a vida e caminhada da Igreja no Brasil. São eles: a 10ª Assembleia Nacional dos Organismos do Povo de Deus, o 18º Congresso Eucarístico Nacional e a abertura do 3º Ano Vocacional.
O bispo auxiliar da arquidiocese do Rio de Janeiro e secretário-geral da CNBB, dom Joel Portella Amado, falou sobre o andamento da programação da 10ª Assembleia Nacional dos Organismos do Povo de Deus, que se realizará em Brasília (DF), de 14 a 16 de outubro. O evento tem por tema “Comunhão e missão: caminho para a Igreja no Brasil”, com o lema “Preservar a unidade do Espírito pelo vínculo da paz” (cf. Ef 4,3), e deve acolher cerca de 300 participantes.
São responsáveis, diretamente, pela promoção e organização do evento, a CNBB, a Comissão Nacional de Diáconos (CND), a Conferência Nacional dos Institutos Seculares do Brasil (CNISB), o Conselho Nacional do Laicato do Brasil (CNLB), a Comissão Nacional de Presbíteros (CNP) e a Conferência dos Religiosos do Brasil (CRB).
Dom Joel comunicou que, em breve, as dioceses e os representantes dos organismos, em cada regional, receberão o convite e as orientações oficiais sobre a Assembleia. A presidente da CRB, irmã Maria Inês Ribeiro, agradeceu a forte acolhida da CNBB quanto ao evento.
“É interessante observarmos o caminho que a Igreja do Brasil está fazendo, pois já estamos percorrendo esse caminho sinodal, proposto pelo Papa Francisco, há algum tempo”, afirmou.
O andamento e as preparações para o 3º Ano Vocacional do Brasil foram apresentados pelo bispo da diocese de Novo Hamburgo (RS) e presidente da Comissão Episcopal Pastoral para os Ministérios Ordenados e a Vida Consagrada, dom João Francisco Salm. Ele iniciou apresentando a identidade visual, que já foi divulgada em março, e destacou que “o ano vocacional é oportunidade para redescobrir a Igreja e sua missão: dinamizar as pequenas comunidades eclesiais missionárias com uma injeção vocacional”.
O tema do Ano Vocacional é “Vocação: Graça e Missão”, e o lema “Corações ardentes, pés a caminho” (cf. Lc 24,32-33). Dom Salm falou também dos objetivos geral e específico desse Ano e apresentou o cronograma previsto.
Antes de concluir a apresentação, com a oração oficial para o Ano Vocacional, dom Salm afirmou: “Vai ser um tempo muito especial para a Igreja no Brasil. Para isso, será importante que todos assumamos com o coração esse Ano Vocacional, que nos promete muita coisa boa”.
O último grande evento apresentado foi o 18º Congresso Eucarístico Nacional, que se realizará em Recife (PE), de 11 a 15 de novembro. O arcebispo de Olinda e Recife, dom Fernando Saburido, afirmou que toda a preparação, apesar do adiamento de dois anos, devido à pandemia, está sendo uma experiência muito envolvente em todo o Regional Nordeste 2 da CNBB.
“Eu ressalto a nossa alegria de finalmente conseguir realizar nosso 18º Congresso Eucarístico Nacional, depois de dois anos de adiamento. Todos estamos muito motivados, como já estávamos desde o início. É um evento que foi assumido por todo nosso Regional Nordeste 2, por todos os bispos que o compõem e alguns padres, que colaboram mais diretamente”, afirmou dom Saburido.
O arcebispo falou da organização do evento, divulgou informes práticos para os bispos que vão participar e também fez uma prestação de contas.
Texto: CNBB com a colaboração de Karina Carvalho | CNBB Sul 2
Imagem de capa jmaruiz/Cathopic
Saiba mais sobre a Assembleia Geral dos Bispos em:
Conheça o perfil do episcopado brasileiro em 2022
Perguntas e respostas sobre a 59ª Assembleia Geral da CNBB
Aberta a 59ª Assembleia Geral da CNBB: relevante experiência sinodal à luz de Aparecida
Tema central da 59ª Assembleia Geral da CNBB foi apresentado na manhã do terceiro dia do evento